Stock de escritórios desocupados aumenta 14,6% e rendas prime caem em 2024
O mercado assistiu a um aumento da queda dos preços das rendas prime em Talatona, passando de 45 USD/m em 2023 para 40 USD/m em 2024, com a renda no centro de Luanda a situar-se em 50 USD/m/mês.
A vacancy rate (taxa de desocupação) total do mercado de escritórios, sem surpresa, subiu ligeiramente para números próximos dos 14,7%, cerca de 196.000 metros quadrados (m), ou seja, em relação a 2023, verificou-se um aumento de áreas disponíveis no mercado em aproximadamente 16.700 m.
De acordo com dados da consultora imobiliária Abacus, as rendas nas zonas prime continuam em queda, enquanto o valor da venda se mantém alinhado com os preços praticados em igual período do ano anterior. Isto significa que nos preços das vendas dos escritórios não houve qualquer alteração, assim como na taxa de disponibilidade.
A justificação, segundo o relatório da Abacus, tem a ver com a falta de procura, por parte de empresas, de espaços nas zonas nobres, já que muitas delas estão a optar por ocupar apartamentos e transformá-los em escritórios e outras áreas de serviços.
Os pesquisadores indicam, por outro lado, que apesar de ténues intenções, a realidade é que o mercado imobiliário, no seu subsegmento de escritórios, mantêm-se no fundo do ciclo. O reporte do mercado imobiliário revela no ano passado já se sentiu uma tentativa de aumento dos valores de arrendamento em moeda local no segmento de escritórios, enquanto na compra e venda não houve praticamente transacções.
Para este ano, caso se concretizem alguns investimentos externos, pode-se esperar, como um dos últimos anos em que se pode dizer, que seja um mercado claramente favorável à procura.
À semelhança dos mercados internacionais, a grande parte das empresas de cariz internacional procura o arrendamento, em detrimento da compra, por forma a não afectar recursos e a performance do seu balanço nas contas anuais das empresas. Com crescimentos residuais do PIB nos últimos anos, as empresas estão muito pressionadas, na sua estrutura de custos, procurando assim a máxima optimização, incluindo no imobiliário afecto à exploração da empresa.
Com a continuada incerteza, as empresas procuram flexibilidade nos compromissos, procurando assim, contratos anuais renováveis, ou seja, procuram adaptar a sua actividade à realidade económica e, havendo menos negócio, as organizações necessitam assim de menos colaboradores e, por sua vez, necessitam de menos espaço.
Contudo, e num mercado onde a procura tem tido mais força negocial, alguns proprietários têm estabelecido alguns limites, até porque o stock não tem crescido, com a suspensão de muitas promoções imobiliárias.
Contudo, e num mercado onde a procura tem tido mais força negocial, alguns proprietários têm estabelecido alguns limites, até porque o stock não tem crescido, com a suspensão de muitas promoções imobiliárias.