Taxas de importação dos automóveis Lexus vão baixar 10%
A proposta da Pauta Aduaneira para este ano prevê uma baixa da taxa de importação dos "Lexus" em 10%, passando de 30% de direitos de importação para apenas 20%, uma medida "certamente importante" para o desenvolvimento económico do País e o bem-estar dos angolanos.
A informação foi dada pelo director dos serviços aduaneiros da Administração Geral Tributária (AGT), Jerónimo Cambalangaja à agência Angop, falando à margem do seminário sobre "Pauta aduaneira do sistema harmonizado (versão 2022)". Explicou que as taxas de importação de uma viatura de marca "Lexus", por exemplo, eram fixadas em 30% dos direitos de importação, mas na nova proposta baixaram para 20%, enquanto os outros carros, que têm a taxa de 25%, passaram para 15%. Disse que os transportes públicos de mercadoria e passageiros (autocarros, mini autocarros, carros adaptados para deficientes, ambulâncias, carrinhas, entre outros) mantêm as taxas livres.
E ainda acrescentou: "A pauta vem como uma das ferramentas do Executivo para o aumento da produção nacional e da sociedade. Temos que incentivar, mas também garantir que o país não consuma tudo que seja prejudicial para a sociedade". Percebe-se então que os produtos cujas taxas vão baixar são aqueles que são benéficos para a nossa sociedade.
Destacou igualmente que as importações de vestuários foram desagravadas por "não termos ainda uma resposta de produção de vestuário. Vimos também que há um consumo de joalharia e perfumaria que o País não responde. Tínhamos taxas agravadas e foram desagravadas". Mais um grupo de produtos considerados benéficos para os angolanos.