"A integração regional deixou de ser apenas uma aspiração política para se afirmar como uma necessidade económica"
O ministro dos Transportes, Ricardo D'Abreu, defendeu que a integração regional passou a ser um imperativo económico para os países africanos, considerando que a reorganização das cadeias globais de abastecimento e a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) estão a criar uma nova dinâmica para o continente.
Na abertura do II Fórum Transportes e Logística do Expansão, o governante afirmou que "a integração regional deixou de ser apenas uma aspiração política para se afirmar como uma necessidade económica", sustentando que a crescente integração dos mercados africanos abre oportunidades para países que consigam desenvolver infra-estruturas e serviços logísticos competitivos.
Neste contexto, Ricardo D'Abreu considerou que Angola reúne vantagens estratégicas relevantes, destacando a localização geográfica, a extensa faixa atlântica, a proximidade aos mercados da África Austral e a ligação natural ao interior do continente.
Contudo, advertiu que essas vantagens, por si só, não garantem o desenvolvimento económico. "A geografia, por si só, não cria desenvolvimento. Os recursos naturais, por si só, também não. As infra-estruturas, por si só, igualmente não", afirmou.
Segundo o ministro, o crescimento sustentável depende da capacidade de transformar esses activos em ganhos de produtividade, atrair investimento e gerar crescimento económico, objectivos que enquadram a estratégia do Executivo para o sector dos transportes e da logística.
Neste âmbito, enquadrou os investimentos realizados no Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, na modernização dos portos, na recuperação e dinamização dos corredores ferroviários e na reforma institucional do sector como parte de uma estratégia integrada.
"Não devem ser analisados como iniciativas autónomas. Todos fazem parte de uma arquitectura integrada, concebida para reduzir o custo logístico nacional, reforçar a competitividade das empresas, promover a integração regional e posicionar Angola como uma plataforma logística de referência em África", afirmou.
O governante defendeu que a consolidação desta estratégia permitirá transformar Angola num centro regional de transporte e logística, reforçando a capacidade do País para captar investimento, facilitar o comércio e acelerar o processo de diversificação da economia.











