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Voos internacionais da TAAG já começaram a operar no novo aeroporto

Desde domingo

Todos os voos da TAAG com destino e origem em Lisboa, São Paulo, Joanesburgo, Cidade do Cabo, Lagos, Windhoek, São Tomé, Maputo, Nairóbi, Porto e Havana passarão a ser operados a partir do novo aeroporto, juntando-se às rotas já transferidas de Brazzaville e Kinshasa.

Todos os voos internacionais da TAAG - Linhas Aéreas de Angola, já estão a ser operados exclusivamente a partir do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), localizado na província do Icolo e Bengo, marcando assim o fim da fase de transição dos voos internacionais da operadora no 4 de Fevereiro.

O voo inaugural, realizado no Domingo, 19, foi através da aeronave, um Boeing 777-300ER da frota da TAAG, completou com sucesso a ligação Lisboa - Bom Jesus, Icolo e Bengo.

"O sucesso desta primeira operação intercontinental, e chegadas bem-sucedidas que antecederam este voo, com origem em Joanesburgo (África do Sul), Kinshasa (RDC), Brazzaville (República do Congo) e Lagos (Nigéria) são já reflexo da transferência total dos voos internacionais da Companhia, validando o extenso planeamento técnico e logístico realizado com sucesso pelas nossas equipas", lê-se no comunicado publicado no domingo.

A mudança, de acordo com a companhia, representa um marco histórico, visando ganhos significativos em eficiência operacional, sinergias na gestão da frota e melhoria na experiência dos passageiros. A consolidação das operações no AIAAN integra a estratégia nacional de posicionar Luanda como um hub de referência na África Austral.

Assim, todos os voos da TAAG com destino e origem em Lisboa, São Paulo, Joanesburgo, Cidade do Cabo, Lagos, Windhoek, São Tomé, Maputo, Nairóbi, Porto e Havana passarão a ser operados a partir do novo aeroporto, juntando-se às rotas já transferidas de Brazzaville e Kinshasa.

Importa recordar que outras companhias que operam no País ainda transferiram as operações para o AIAAN. A mudança das restantes companhias que asseguram voos internacionais para Luanda será gradual e de acordo com resolução das necessidades de cada uma delas.

Segundo apurou o Expansão, vai ser disponibilizado um serviço shuttle entre o Aeroporto 4 de Fevereiro e o novo aeroporto, isto para os passageiros em trânsito, cujo percurso de viagem seja feito em parte, por companhias aéreas estrangeiras, ainda não baseadas no AIAAN.

A Emirates, por exemplo, tem como data de referência para transferência das operações para o novo aeroporto o 1 de Novembro, uma vez que a companhia ainda não tem as garantias que considera fundamentais por parte do serviço de handling. Este tem sido o maior constrangimento que a Emirates tem tido neste processo.

Já a TAP, deverá mudar para o AIAAN na segunda semana de Novembro, de acordo com fonte da companhia portuguesa. O positivo desta decisão é que a mudança faseada das companhias aéreas permitirá ir ajustando os processos, evitando maiores problemas se todas mudassem ao mesmo tempo, o que, sabe-se, é fundamental para que o aeroporto possa funcionar em pleno.

O negativo tem a ver com a operacionalidade dos diversos voos, sendo necessário ter capacidade para transportar passageiros e mercadorias de um local para o outro de acordo com os horários pré-estabelecidos pelas diferentes companhias.

Assim, é fundamental que a ligação ferroviária garanta um serviço eficiente, e que o trânsito rodoviário seja devidamente controlado pelos agentes de segurança.

Entretanto, o O Caminho de Ferro de Luanda (CFL) informou que a circulação dos comboios regulares de passageiros no troço entre a estação do Bungo e o Terminal Ferroviário do AIAAN continua parada e será retomada "logo que estejam reunidas todas as condições de segurança necessárias".

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