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BNA reforça supervisão da conduta das instituições financeiras

Apresentados os serviços do Portal do Consumidor Bancário

O Banco Nacional de Angola divulga esta terça-feira no seu portal institucional quais as novas medidas para reforçar a supervisão do banco central sobre a conduta das Instituições Financeiras Não Bancárias (IFNB), designadamente, sociedades de microcrédito, locação financeira, casas de câmbio, prestadoras de serviços de pagamentos e cooperativas de crédito.

De acordo com a informação do BNA, foi a 30 de Outubro que o banco central apresentou o Módulo de Gestão de Reclamações do Portal do Consumidor Bancário, acção que decorreu em formato virtual.

Na referida acção foram apresentados os serviços de que dispõe o Portal do Consumidor Bancário, "enquanto interface de comunicação entre o BNA e as Instituições Financeiras, visando promover maior interacção do supervisor com os consumidores de produtos e serviços financeiros, bem como auxiliar as instituições financeiras não bancárias na melhoria dos serviços e produtos que oferecem aos seus clientes", informa o banco.

O portal do BNA esclarece que a nova ferramenta "facilita" a abertura e classificação de processos, registo de reclamações, produção de indicadores, bem como o arquivo documental de reclamações, em conformidade com o Aviso n.º 12/2016, de 5 de Setembro - Políticas de Protecção dos Consumidores de Produtos e Serviços Financeiros, "que estabelece as regras e procedimentos a serem observados na comercialização dos mesmos, visando consolidar o reforço da supervisão do Banco Nacional de Angola à conduta das instituições financeiras".

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