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Gestão

Personalidades difíceis no local de trabalho

CAPITAL HUMANO

O primeiro passo para quem está a aprender a lidar com pessoas difíceis no local de trabalho é entender que a personalidade é resultado da hereditariedade (factores genéticos) e do ambiente, moderada por um terceiro factor, conhecido como factor moderador, que é a situação ou o contexto em que o indivíduo se encontra.

Para falarmos sobre personalidades difíceis no local de trabalho, temos de perceber que a nossa personalidade molda o nosso comportamento e, se quisermos entender melhor o comportamento de alguém, dentro de uma organização, é bom que saibamos alguma coisa sobre personalidades.

O primeiro passo para quem está a aprender a lidar com pessoas difíceis no local de trabalho, ou em qualquer lugar, é entender que a personalidade é resultado da hereditariedade (factores genéticos) e do ambiente, moderada por um terceiro factor, conhecido como factor moderador, que é a situação ou o contexto em que o indivíduo se encontra.

Existem algumas estratégias que, na minha opinião, devem ser adoptadas quando se trata de gerir relacionamentos com pessoas que não são consideradas como sendo de tracto fácil.

É importante que se perceba que as pessoas não são difíceis por escolha, mas sim por terem outros problemas associados, como a ansiedade, a depressão e outros transtornos psicológicos.

Este tema é de extrema relevância para as organizações pelo seu impacto nos níveis de produtividade, qualidade de serviço, qualidade de vida no trabalho e nos resultados financeiros. Para não mencionar a sua importância para a gestão de pessoas, cultural fit e job match.

Considera-se que entre as personalidades difíceis mais comuns no local de trabalho, encontramos: i) as pessoas inflexíveis; ii) as pessoas intriguistas; iii) as pessoas intolerantes; iv) as pessoas manipuladoras e v) as pessoas maquiavélicas.

Como profissionais, é importante que tenhamos habilidades e sejamos capazes de adoptar estratégias que facilitem a convivência diária com os nossos colegas, com destaque para o desenvolvimento da inteligência emocional, o auto- -conhecimento, a empatia, a compreensão, imparcialidade, a escuta activa, a abertura para receber críticas e para o feedback e o foco nas soluções.

As lideranças desempenham, igualmente, um papel fundamental para a garantia dos relacionamentos interpessoais mais saudáveis por intermédio da promoção de feedbacks periódicos, briefings, e ressaltando os resultados positivos.

Existem inúmeras estratégias e iniciativas que podem ser adoptadas pelos Recursos Humanos e que, com certeza, farão toda a diferença para a garantia de um clima organizacional mais saudável. Entre elas, a promoção de iniciativas que promovam o bem-estar social (encontro periódicos de quadros, happy hour, actividades de team building, celebração dos aniversários dos colaboradores, realização de sorteios etc.), a ética e apoio psicológico.