Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

África

SADC com sistema próprio de pagamentos a partir de Outubro

Criação de Plano Director Regional de Gás é outra das novidades

A introdução de um sistema regional de pagamentos electrónico, que dispensa a intermediação de bancos correspondentes nos pagamentos em dólares norte-americanos, e a criação de um Plano Director Regional de Gás são duas das novidades da 38.ª Cimeira de Chefes de Estado da SADC, que se realiza na Namíbia.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) passa a dispor, a partir de Outubro deste ano, de um sistema regional de pagamentos electrónico, para facilitar as transacções comerciais, que dispensa a intermediação de bancos correspondentes nos pagamentos com dólares norte-americanos.

O Sistema Integrado de Liquidação Electrónica Regional da SADC (SIRESS), criado em Julho de 2013, foi testado em quatro países - África do Sul, Lesoto, Namíbia e Suazilândia, com pagamentos em rands sul-africanos. Mas, a partir de 1 de Outubro, o sistema estará operacional em 14 estados-membros da SADC, com excepção de Madagáscar e Comores (que formalizou a sua entrada na organização nesta cimeira), com a introdução do USD como segunda moeda, afirmou a secretária executiva da SADC, Stergomena Lawrence Tax.

O anúncio foi feito na abertura dos trabalhos preparatórios da 38.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, que se inicia esta sexta-feira, na Namíbia, a primeira sem a presença de pais fundadores da SADC. Os últimos foram os expresidentes de Angola e Zimbabué, José Eduardo dos Santos e Robert Mugabe, que estiveram presentes na Cimeira de Joanesburgo, em 2017.


(Leia o artigo integral na edição 486 do Expansão, de sexta-feira 17 de Agosto de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo