Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Seicheles passam com distinção a segunda avaliação do FMI

PAÍS CUMPRIU TODOS OS OBJECTIVOS

Além de atingir todos os objectivos do programa, o governo está a "prosseguir o seu compromisso de reforçar a governação e combater a corrupção".

As Seicheles superaram as reformas macroeconómicas e são um exemplo para outros países em desenvolvimento, afirmou Chang Huh, director executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) para os Estados da Micronésia, após concluir a segunda avaliação ao Programa de Financiamento Ampliado (EFF, na sigla em inglês), financiado em 107 milhões USD.

O governo fez "progressos impressionantes na implementação do EFF e no restabelecimento dos equilíbrios macroeconómicos, cumprindo todos os objectivos quantitativos do programa", refere o FMI, após a missão liderada por Boriana Yontcheva, concluir uma visita ao país de 26 de Abril a 9 de Maio. As perspectivas económicas das Seicheles são favoráveis, apesar de a guerra na Ucrânia colocar desafios a curto prazo, nomeadamente sobre os equilíbrios externo e fiscal em 2022, devido ao aumento dos preços das mercadorias, já que as autoridades planeiam medidas temporárias para conter os efeitos da subida de preços.

"A economia das Seicheles recuperou fortemente em 2021 com um crescimento do PIB estimado em 8%, impulsionado por uma rápida recuperação do sector do turismo. Apesar da deterioração do ambiente internacional associado à guerra na Ucrânia, as receitas do turismo em Março de 2022 ultrapassaram o nível de 2019 e espera-se que o PIB cresça 7% em 2022", declarou Boriana Yontcheva.

A chefe da missão sublinha que os esforços das autoridades "reduziram substancialmente" as vulnerabilidades da dívida, permitindo a diminuição do rácio dívida/PIB de 93% em 2020 para cerca de 76%. Isto foi resultado de uma combinação de factores, que incluiu a implementação bem sucedida da Operação de Gestão do Passivo, forte valorização da moeda em 2021 e uma ambiciosa consolidação fiscal. O governo está também a "prosseguir o seu compromisso de reforçar a governação e combater a corrupção".

No final de Abril, 90% das empresas comerciais internacionais submeteram informações à base de dados, lançada em Julho de 2021, sobre os seus proprietários e beneficiários, refere o FMI, notando que as as autoridades estão a desenvolver esforços para assegurar a exactidão e disponibilidade das informações recolhidas. O Banco Central acompanha de perto a solidez do sector financeiro para reforçar a capacidade dos bancos de apoiar a recuperação e o passivo da Air Seychelles foi reduzido desde que companhia aérea passou a estar sob administração e a sua dívida foi reestruturada.