Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Petróleo cai ligeiramente após ataque dos EUA à Venezuela

Economia

Os preços do petróleo nos mercados internacionais recua ligeiramente esta segunda-feira após os ataques de sábado e captura do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pelos Estados Unidos.

Perto das 08h de Luanda, o barril de Brent, referência para as exportações angolanas, para entrega em Março recua 0,67%, para 60,34 USD. Já os contratos de fevereiro do West Texas Intermediate (WTI), negociados nos EUA, cedem 0,77%, negociando nos 56,88 USD, enquanto os mercados de petróleo avaliavam o impacto da intervenção dos EUA na Venezuela e da votação da OPEP+ no domingo para manter a produção de petróleo inalterada.

Assim, preço do petróleo segue abaixo dos 61 USD por barril, valor que o Governo projectou no Orçamento Geral de Estado (OGE) para 2026, o que representa um impacto negativo nas receitas petrolíferas angolanas.

Os investidores estão a tentar avaliar o impacto da ação militar norte-americana na oferta global de crude, uma vez que o país sul-americano, que tem as maiores reservas petrolíferas do mundo, ter um peso reduzido no total de petróleo disponível no mercado, cerca de 1%.

"Qualquer disrupção no curto prazo da produção venezuelana pode ser facilmente compensada com aumento da produção por outros países", refere o economista-chefe da Capital Economics, Neil Shearing, numa nota citada pela Bloomberg. "Esperamos um crescimento da oferta global este ano, empurrando os preços para cerca de 50 dólares por barril", acrescenta o jornal de Negócios.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo