Angola e FAO criam projecto para salvar o solo da província do Namibe
Fundo Mundial, FAO, FERNANDES, Alimentação, BAD, Maria de Fátima Jardim, Namibe, Executivo Angolano, Fundo das Nações Unidas para Agricultura, Angola, Ministério da Agricultura, Luanda, Ministério do Ambiente, Angop, Banco Africano de DesenvolvimenO projecto terá o apoio financeiro do Fundo Mundial para o ambiente, do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), da FAO e do Executivo angolano.
'O projecto-piloto, que se realiza também em parceria com o Ministério da Agricultura, será realizado no quadro das calamidades provocadas pelas chuvas torrenciais que afectaram sobretudo a região sul de Angola', acrescentou a responsável, citada pela agência de notícias Angop.
Segundo a ministra, peritos da FAO deslocam-se à província com o intuito de analisar o estado do solo do Namibe, a fim de resolver o problema e devolver aos habitantes da região terras aráveis.
O centro, cuja implantação contará com apoio financeiro de organismos internacionais, será equipado com meios diversos para formação de instrutores que ensinarão as populações a gerir o solo.
O projecto integrado com outras acções como, agricultura e alterações climática, começa a ser executado em 2012 e posteriormente se estenderá às outras regiões de Angola, igualmente afectadas pelas chuvas.
Este contará com o apoio financeiro do Fundo Mundial para o ambiente, do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), da FAO e do Executivo angolano.