Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Elecnor recebe mais 4 milhões USD para concluir obras

Aditamento ao contrato

Obras pararam porque os valores assinados há mais de sete anos já não davam para concluir os trabalhos. Chegou agora um reforço através de despacho presidencial. Mais um exemplo dos muitos contratos de obras que não nunca chegaram ao fim.

A empresa espanhola Elecnor recebeuum adicional de quase 4 milhões USD para retomar as obras de reforço do abastecimento de água nos municípios da Chibia e Humpata (Huíla) e no município da Damba (Uíge), segundo vários despachos presidenciais publicados em Diário da República.

Trata-se de um reforço aos contratos iniciais. A construtora já tinha recebido mais de 1,3 mil milhões de Kz através do contrato assinado em 2014 - equivalente a 13,2 milhões USD à taxa média daquele ano - para reforçar o abastecimento de água nas localidades da Chibia e Damba. Recebeu também de mais de 12,2 milhões USD para reforço de abastecimento de água no município da Humpata em Fevereiro de 2016.

O Executivo justifica este incremento com a "necessidade imperiosa de conclusão de obras" iniciadas há mais de cinco anos e de repor o equilíbrio económico e financeiro do contrato com a empresa em causa, como justifica os vários despachos presidenciais do dia 28 de Dezembro de 2021.

O dinheiro para a retoma destas obras vem da Agência Espanhola de Crédito a Exportação (CESCE), como explica o relatório do programa de abastecimento de água e saneamento de águas residuais em zonas urbanas do Ministério da energia e Águas referente ao mês de Janeiro de 2021.

Estas três empreitadas que foram entregues à empresa espanhola têm algo em comum: não foram finalizadas em tempo útil e nesta altura o Estado pretende retomar, como se pode entender no despacho.

Agora, estes 3,95 milhões USD adicionais para os projectos de distribuição de água serão distribuídos da seguinte forma: para o município da Humpata seguem 1,83 milhões USD, para a Chibia foi aprovada uma verba no valor de 1,15 milhões USD e Damba fica com 968 mil USD.

O grupo Elecnor, S.A fundado em 6 de Junho de 1958 em Bilbau, Espanha, conta com quase 80 empresas espalhadas em mais de 50 países. Em Angola, o grupo entrou em 2003 liderada pelo espanhol Ignacio Cervera Abreu, na qualidade de presidente do conselho de administração.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo