Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Investimento ganha peso no segundo mandato, pobreza, fome e corrupção perdem força

ANÁLISE DOS DISCURSOS SOBRE O ESTADO DAS NAÇÃO

Os discursos sobre o Estado da Nação foram mudando ao longo dos anos. Após um arranque com ímpeto reformista, alguns dos chavões foram perdendo gás, como o combate à corrupção, que apesar de excluído no discurso de 2025, voltou a figurar em 2026. Outros ganham força nestes últimos anos como a expressão investimento.

Investimento é a expressão que mais ganhou força no segundo mandato do Presidente da República, palavra que foi pronunciada 151 vezes nos últimos cinco discursos contra 72 vezes nos cinco Estados da Nação do seu primeiro mandato. Em sentido inverso, à medida que os anos foram passando, fome, pobreza e corrupção foram perdendo força no discurso de João Lourenço, ao ponto de uma delas ter sido dita pela última vez em 2021, ainda na "ressaca" da Covid-19.

A expressão fome foi pronunciada pelo Chefe de Estado apenas 5 vezes e todas no seu primeiro mandato, entre 2017 e 2022, tendo a palavra desaparecido do léxico presidencial nos últimos cincos discursos à Nação. Isto num cenário em que a fome aumentou em Angola e o país enfrenta graves retrocessos no combate à insegurança alimentar nos últimos anos.

De acordo com os dados mais recentes do Índice Global da Fome (IGF) de 2026, Angola não regista progressos significativos há oito anos e continua inserida no grupo de países onde a situação da fome é classificada como grave ou séria, com uma pontuação abaixo da média da SADC.

Já a expressão pobreza ganhou força no primeiro mandato, com 25 citações, tendo sido pronunciada 10 vezes no primeiro discurso à Nação. No entanto, a expressão perdeu força e foi apenas citada nove vezes nas últimas cinco mensagens do Presidente numa altura em que quase um terço (29,6%) da população angolana enfrenta pobreza multidimensional grave com severas restrições monetárias ou falta de água, assistência médica, entre outros.

Outra expressão que também perdeu força nos discursos de João Lourenço é a corrupção, que era tido com um dos grandes chavões da sua governação, que primava pelo combate aos crimes de...

Leia o artigo integral na edição 899 do Expansão, sexta-feira, dia 22 de Outubro de 2026, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo