MAT abriu concursos públicos para reabilitar 16 administrações municipais por mais de 4,1 mil milhões Kz
Mais de 4,1 mil milhões de kwanzas vão ser investidos na reabilitação, ampliação e apetrechamento de 16 administrações municipais, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). Estas intervenções constam de um concurso público aberto pelo Ministério da Administração do Território, publicado ontem no Jornal de Angola, que define a entrega de propostas até 24 de Setembro, apenas para entidades nacionais. As administrações municipais alvo do concurso são as do Libolo, Amboim e Quilenda (Cuanza-Sul), Luchazes, Alto Zambeze e Luau (Moxico), Golungo Alto e Banga (Cuanza-Norte), Xá-Muteba (Lunda-Norte), Luquembo (Malanje), Calai e Mavinga (Cuando Cubango), Baía Farta e Chongorói (Benguela), Mungo e Ecunha (Huambo).
O Ministério da Administração do Território tem inscritos na carteira PIIM 92 projectos: 8 para a construção de infra-estruturas administrativas autárquicas, 36 para complexos residenciais administrativos e 48 para a ampliação e reabilitação das administrações municipais.
Até agora foram lançados 13 projectos a concurso: 6 de construção de infra-estruturas autárquicas (Belas, Saurimo, Catumbela, Cuíto, Cuanhama e Menongue) e sete de concepção e construção de complexos residenciais (Dala, Cuemba, Golungo Alto, Samba Cajú, Luancano, Mavinga e Rivungo).
Mais de 1.600 projectos, dispersos pelos 164 municípios do País estão previstos no PIIM, lançado em 2019, com destaque para os sectores da Educação e Saúde. A província de Luanda, com 84, Uíge, 60 e Huíla, 46 lideram a lista das províncias com maior número de projectos em execução.