Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

MPLA com maioria qualificada e João Lourenço é o novo chefe

Angola

Os angolanos foram às urnas pela quarta vez na sua história, numa disputa entre seis formações políticas marcada pela saída do actual Presidente da República que liderou o País desde 1979. Tal como em todas as eleições realizadas no País, a oposição voltou a contestar os resultados. De acordo com os resultados provisórios, o MPLA obteve a maioria qualificada, mas perdeu 25 lugares na Assembleia Nacional face às eleições de 2012.

João Manuel Lourenço é o novo Presidente da República, de acordo com os resultados provisórios das quartas eleições do País, divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), nesta quinta-feira, numa eleição marcada pelas subidas da UNITA e da CASA-CE e descidas do PRS e da FNLA. Tal como nas eleições anteriores, a oposição contesta os resultados.
O sucessor de José Eduardo dos Santos, que esteve no poder desde 1979, mantém a maioria qualificada alcançada pelo MPLA nas eleições de 2012, obtendo 61,1% dos votos, num total de 4.071.525 votos, numa altura em que estavam apurados os resultados de 97% das mesas de voto no País.
Os resultados eleitorais ficam marcados pela diminuição da abstenção (ver página 8) e pela subida do número de votos no MPLA e nos dois principais partidos da oposição, a UNITA e a CASA-SE. No entanto, note-se que o MPLA, desde as eleições de 2008, em que obteve 81,6% dos votos, regista descidas, na ordem dos 10%, em cada uma das eleições seguintes (2012 e 2017).

(Leia o artigo na integra na edição 436 do Expansão, de sexta-feira 16 de Agosto de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo