Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Comércio, particulares e construção valem quase metade do crédito bancário

STOCK DE CRÉDITO CRESCE 13% PARA 8,9 BILIÕES KZ

O crescimento do stock de crédito é justificado pela redução das taxas de juros, resultantes do desaperto da política monetária em função da desaceleração da taxa de inflação, bem como pela estabilização da taxa de câmbio.

O crédito bancário à economia cresceu 13% em 2025, ao passar de cerca de 7,9 biliões Kz a 31 de Dezembro de 2024 para pouco mais de 8,9 biliões Kz em Dezembro de 2025, de acordo com dados do Banco Nacional de Angola (BNA) sobre o stock de crédito na banca. Contas feitas, são mais 1,0 bilião Kz em 12 meses, com os sectores do comércio, particulares e construção a valerem pouco mais de 48% do total do stock de crédito bancário no ano passado.

No entanto, o crescimento do stock de crédito é justificado pela redução das taxas de juros, resultantes do desaperto da política monetária em função da desaceleração da taxa de inflação, bem como pela estabilização da taxa de câmbio, que tem-se situado à volta dos 912 Kz por dólar. Associado a isto, está o facto de o BAI ter concedido créditos acima de 500 mil milhões Kz em 2025, o que elevou o seu stock para cerca de 1,2 biliões Kz. Como os relatórios e contas ainda não estão disponíveis não é possível justificar o crescimento exponencial do crédito.

Assim, no final do ano passado, o stock de crédito ao comércio, que lidera o ranking, cresceu 12% para 1,8 biliões Kz face aos 1,6 biliões registados e m 2024 , ou seja , mais 195,8 mil milhões Kz. Já para os particulares (que pressupõe crédito ao consumo ) cresceu 18 % desde final de 2024 e atingiu 1,7 biliões Kz, mais 24 8, 7 mil milhões Kz .

Entretanto, é importante recordar que , em Junho de 2023, o crédito a particulares superou o sector do comércio pela primeira vez desde 2014 e passou a liderar o ranking dos sectores com mais crédito bancário, mas voltou a cair para a segunda posição no final do ano passado. A fechar o pódio está o stock de crédito à construção, que destronou a indústria transformadora.

O sector da construção contabilizou um stock de crédito de 858, 5 mil m ilhões Kz, mais 136,3 mil milhões Kz face aos 722 , 3 mil milhões Kz registados em Dezembro de 2024, ou seja, cresceu 19%. Por sua vez, o sector da Indústria extractiva foi o que mais cresceu ao longo de 2025, ao registar um aumento de 57% para 848,5 mil milhões Kz, mais 307,6 mil milhões Kz em termos homólogos.

Leia o artigo integral na edição 860 do Expansão, sexta-feira, dia 23 de Janeiro de 2026, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo