Fraca adesão aos Fundos de Pensões, baixa literacia financeira são alguns dos desafios dos Fundos de Pensões
O PCA da Shumba Insurance Broker referiu que em relação aos incentivos fiscais existe uma grande margem para isenção com vista à sua dinamização, avançando que os Fundos de Pensões fechados abarcam mais de 90% do mercado.
Fraca adesão aos Fundos de Pensões, baixa literacia financeira, lacunas regulatórias, incentivos fiscais e obsolência normativas são alguns dos desafios dos Fundos de Pensões, segundo avançou Jorge Jay Manuel, PCA da Shumba Insurance Broker, durante a realização o X Fórum Seguros do Expansão, que decorre em Luanda.
Falando sobre o tema "Dinamizar os Fundos de Pensões de Acoro com Legislação Vigente", Jay Manuel referiu que em relação aos incentivos fiscais existe uma grande margem para isenção com vista à sua dinamização, avançando que os Fundos de Pensões fechados abarcam mais de 90% do mercado.
Sublinhou igualmente que possuem uma grande margem de expansão com a ampliação da adesão voluntária, e que é preciso reforçar a literacia financeira e previdencial, e aprofundar o papel das sociedades gestoras como investidoras institucional.
Segundo o responsável, a Lei da Mediação e Corretagem de Seguros (LMCS) não define exactamente o modelo aplicável aos Fundos de Pensões, o que cria espaço para a discussão e inovação do mercado.
 
                










