Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Contas das empresas públicas vão ser divulgadas hoje

IGAPE realiza E-SEP 2025

Os primeiros indicadores sobre o desempenho do Sector Empresarial Público (SEP) avançados, na semana passada, apontam que o peso do SEP no PIB caiu dois pontos percentuais, ao passar de 18%, em 2023, para 16% no ano passado. Registou-se igualmente, uma redução nos índices gerais de rendibilidade das empresas públicas.

Os relatórios e contas das empresas públicas vão ser divulgados hoje, durante o "Encontro Anual do Sector Empresarial Público" (E-SEP 2025), realizado em Luanda, segundo avançou o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).

Os primeiros indicadores sobre o desempenho do SEP avançados, na semana passada, em comunicado apontam que o peso do SEP no PIB caiu dois pontos percentuais, ao passar de 18%, em 2023, para 16% no ano passado, bem como uma redução nos índices gerais de rendibilidade das empresas públicas. A rendibilidade também apresentou uma ligeira descida, com os níveis de retorno financeiro sobre o património (ROE - Return On Equity, em inglês) a fixar-se em 5,4% e o retorno sobre activos (ROA - Return On Assets) em 2,0%.

Assim, neste ano uma das grandes novidades do E- SEP 2025 é a premiação inédita das melhores empresas públicas do ano, uma "iniciativa que visa reconhecer as organizações que mais se destacaram pela eficiência, boa governação, inovação, valorização das pessoas e impacto positivo na economia e na sociedade".

O facto é que a divulgação das contas das Sector Empresarial Público estava prevista para o mês de Agosto, mas o IGAPE empurrou para este mês. O facto é que o exercício anual de prestação de contas do SEP tem originado críticas de desalinhamento em relação às melhores práticas de gestão e prestação de contas. Só para termos noção, entre 2018 e 2022, quando foi implementado em Angola um programa de Financiamento Ampliado negociado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o IGAPE publicava as contas individuais das empresas entre Maio e Junho mas desde 2022, a cerimónia pública foi sendo efectuada em Julho e Agosto (2023) e, no ano passado, aconteceu no dia 11 de Setembro, o que indica uma degradação na divulgação de informações essenciais.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo