Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Estado mantém maioria do capital social da TAAG após privatização parcial

FUNDO SOBERANO FICA COM 20% MAS PODE VENDER METADE

Novo estatuto orgânico das Linhas Aéreas de Angola transforma a Empresa Pública em Sociedade Anónima de capitais maioritariamente públicos, mantendo a empresa no domínio público.

A companhia aérea de bandeira vai voltar a ser Sociedade Anónima, com o Estado a manter a maioria do capital accionista, com pelo menos 51%, revela o decreto presidencial n.º 275/18, 26 de Novembro, que oficializa a decisão anunciada no final de Setembro e estabelece o novo modelo de titularidade das acções e de exercício dos direitos accionistas, bem com o novo estatuto orgânico.

Segundo o diploma, a Empresa Nacional de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), enquanto empresa pública do sector de aviação civil, e o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) deterão equitativamente as acções representativas do capital subscrito pelo Estado.

Conforme o mesmo decreto, "as demais acções representativas do capital subscrito pelo Estado, mantido em domínio público, podem ser destinadas para a venda à banca comercial e para negociação em mercado de capitais". (...)

(Leia o artigo integral na edição 501 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Novembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo