Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Lucros das seguradoras sobem 78% para 35,7 mil milhões num ano em que cinco levam o Ouro

TRANSPARÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS SEGURADORAS EM 2024

Apenas 14 das 21 seguradoras que operavam em 2024 apresentaram as demonstrações financeiras relativas ao ano passado nos seus sites como manda a norma regulamentar. Nossa Seguros, Bic Seguros, ENSA, Viva Seguros e Liberty & Trevo recebem nota máxima e vencem Olimpíadas das Seguradoras na prestação de contas.

Os resultados líquidos das 14 seguradoras que publicaram relatórios e contas de 2024 cresceram 78% para 35.669 milhões Kz face aos 20.050 milhões Kz registados em 2023, de acordo com cálculos do Expansão com base nas demonstrações financeiras publicadas pelas seguradoras nos seus websites. Face a 2023, também a prestação de contas do agregado do sector segurador melhorou substancialmente e cinco companhias recebem a medalha de Ouro das Olimpíadas das seguradoras realizada pelo Expansão.

Contas feitas, as 14 seguradoras registaram lucros equivalentes a 39 milhões USD, 62% a mais do que os 24 milhões USD obtidos em 2023.

A campeã dos lucros é a Mundial Seguros que teve um resultado líquido de 12.869 milhões Kz, representando um crescimento de 129% face ao exercício financeiro anterior, apesar de ter registado uma queda nos prémios de 42% para 22.992 milhões Kz, explicada fundamentalmente, pela desaceleração da produção do "Seguro de Vida, - BPC Salário", que viu a sua produção cair em 57,4%".

Segue-se a Nossa Seguros que cresceu 30% para 10.923 milhões Kz e a ENSA Seguros teve um lucro avaliado em 8.052 milhões Kz. O ano passado não foi apenas positivo no que diz respeito ao crescimento dos lucros, já que na sua generalidade a qualidade da prestação de contas do sector melhorou substancialmente desde 2023, ano em que passou a ser obrigatório a divulgação dos relatórios e contas publicamente, ou nos seus websites ou num jornal de grande tiragem de divulgação nacional.

É nesse sentido que o Expansão volta a publicar o ranking da transparência e boas práticas iniciado em 2022, que classifica a publicação das várias peças que compõem os relatórios e contas do sector segurador com uma pontuação que vai dos 0 aos 10.

Na edição deste ano, a terceira realizada pelo Expansão, das 21 seguradoras que operavam no mercado em 2024, apenas cinco (mais duas do que na edição anterior), nomeadamente a Nossa Seguros, a Bic Seguros, a ENSA, a Viva Seguros e Liberty & Trevo Seguros receberam nota 10. Isto significa que publicaram a informação financeira completa no site (como manda a norma regulamentar nº 7/23 de 11 de Agosto) e não receberam qualquer reserva dos seus auditores externos e nem tiveram resultado negativo.

E se a Nossa (pelo terceiro ano consecutivo) e a Bic Seguros mantêm a medalha de Ouro, as restantes três seguradoras subiram para essa categoria apenas este ano (ver página 4). Face a 2023, caiu do Ouro a Unisaúde "tramada" pelo prejuízo registado em 2024, que acabou por lhe tirar 1 ponto no ranking realizado pelo Expansão...

Leia o artigo integral na edição 828 do Expansão, de Sexta-feira, dia 30 de Maio de 2025, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. (Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo