Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Marcas angolanas de telemóveis querem trazer a produção para o País

CAPTAÇÃO DE FINANCIAMENTOS PODE ACELERAR PROCESSO

As empresas que comercializam telemóveis concebidos em Angola pretendem instalar fábricas no País para aumentar a oferta num mercado em expansão, onde apenas 47% da população usa telefonia móvel. Mas a inexistência de alguns serviços e dificuldades nos financiamentos atrasam o processo.

As empresas angolanas de tecnologia estão a apostar na produção de telemóveis desenhados e montados em Angola, mas continuam a depender de parceiros asiáticos para colocar os seus produtos no mercado nacional, onde existem 13 milhões de usuários de telemóveis, o que representa 47% da população, segundo dados do Instituto Nacional das Comunicações (INACOM).

É este o caso do consórcio LPE, electrónica, que criou a primeira unidade fabril no Kikuxi, em Luanda, e que é a única de três empresas com a qual o Expansão falou que faz a montagem dos aparelhos no País, com componentes vindos da Ásia.

Morato Custódio, director-geral da fábrica, recorda que o projecto foi desenhado em 2016, quando uma das empresas do consórcio viu a necessidade de transferir a produção da China para Angola. A fábrica é resultado de um investimento de 8,7 milhões USD, metade do consórcio e o restante através de financiamento bancário.

De momento, todos os componentes semi-montados para produzir os feature-phones, telemóvel básico mas com algumas funcionalidades dos smartphones, nomeadamente internet com acesso ao Facebook e WhatsApp, são provenientes de Hong-Kong e chegam à empresa pelo parceiro que produzia os "laranjinhas" da Unitel, agora também com a responsabilidade de entregar os modelos "moranguinho2" da Movicel e o "Lisa" da LPE, electrónica.


(Leia o artigo integral na edição 517 do Expansão, de sexta-feira, dia 29 de Março de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo