Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

A Viva Seguros é a seguradora que tem o melhor rácio de produção por trabalhador

RELATÓRIOS E CONTAS 2024 DAS SEGURADORAS

O rácio de produtividade de uma seguradora é a divisão do total dos prémios brutos emitidos pelo número colaboradores efectivos da empresa, para aferir o que cada colaborador contribuiu para o resultado da companhia.

A Viva Seguros é a companhia de seguros mais produtiva por trabalhador do sector segurador, enquanto a Confiança Seguros é a menos produtiva, de acordo com os cálculos do Expansão com base nos relatórios e contas de 2024. O rácio de produtividade de uma seguradora é a divisão do total dos prémios brutos emitidos pelo número colaboradores efectivo da empresa, para aferir o que cada colaborador contribuiu para o resultado da companhia de seguros.

A Viva Seguros, por exemplo, teve um prémio avaliado em 29.461 milhões Kz em 2024 e dividindo este valor pelos 42 colaboradores, significa que cada colaborador "contribuiu" com 701,5 milhões Kz.

A Unisaúde Seguros destronou a Aliança Seguros e assumiu o segundo lugar de empresas do sector mais produtivo, porque cada colaborador "contribuiu" com 506,6 milhões Kz para alcançar 6.079 milhões Kz de prémios brutos emitidos. Curiosamente, são as duas seguradoras que começaram a operar no sector segurador em 2022.

Com um prémio avaliado em 8.916 milhões Kz, a Prudencial seguros é a terceira seguradora neste ranking, pelo facto dos 21 colaboradores "contribuírem", cada um para 424,6 milhões Kz. Segue- -se a Nossa Seguros, que saiu do segundo para o quarto lugar, com um prémio de 78.043 milhões Kz, o que dá 415,1 milhões Kz por cada um dos 188 colaboradores.

É importante referir que o facto de uma empresa ter um elevado prémio não significa que teve mais produtividade. Por exemplo, a Ensa é a companhia com o maior prémio emitido do mercado (123.643 milhões Kz), mas em termos de produtividade não é a maior porque cada um dos 469 colaboradores "contribuiu" apenas com 263,6 milhões Kz.

Por outro lado, a produtividade das empresas de seguros não pode exclusivamente ser medida apenas por esta métrica, porque hoje existe uma série de variáveis que também contribuem para a rentabilidade das seguradoras, mas este indicador mostra a adequação do número de trabalhadores ao negócio gerado.

Maria Felipe, especialista em recursos humanos, sublinhou ainda que com a adopção de tecnologias e a procura por soluções inovadoras podem impulsionar a produtividade das companhias que operam num mercado que ainda é dominado por canais presenciais.

"A produtividade hoje em dia não surge por acaso, porque a forma como a seguradora gerencia o tempo e os recursos disponíveis, com o pessoal, materiais e tecnologia, medindo o tempo de execução de cada colaborador, além de identificar os obstáculos envolvidos em cada processo, tem um impacto directo na produtividade", sustenta.

E acrescenta: "se os colaboradores tiverem maior eficácia e rapidez no cumprimento das suas tarefas profissionais, os índices de produtividade das empresas aumentarão. Mas também é necessário treinamento e formação contínua da parte do empregador ".

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo