Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Multinacionais Carrefour e Shoprite na corrida ao Kero

GIGANTE FRANCÊS QUER EXPANDIR E JÁ ESTÁ EM NOVE PAÍSES AFRICANOS

O Estado quer abrir mão da gestão da rede de hipermercados Kero de forma a rentabilizar estes activos que empregam 1.711 trabalhadores e que lhe foram entregue em Outubro de 2020. O valor depende das das propostas dos candidatos, mas as elevadas dívidas fazem antever propostas abaixo do esperado.

O grupo francês Carrefour, um dos grandes players na distribuição em todo o mundo, e o grupo sul-africano Shoprite, que já opera no mercado nacional desde 2003, demonstraram interesse em ficar com a gestão dos 12 supermercados Kero que foram entregues ao Estado há oito meses, apurou o Expansão.

Contrariamente ao que estava previsto, o Estado recuou e já não vai privatizar a rede de supermercados, optando agora por transferir a gestão, até porque as centenas de milhões de dólares de dívidas à banca seriam um "empecilho" à concretização desse objectivo.

Através do despacho presidencial, n.º 89/21 de 11 de Junho, foi autorizada a abertura do procedimento de concurso público internacional para a cessão do direito de gestão da rede de supermercados que passou para o Estado quando recebeu 90% do capital social do Grupo Zahara (que tem seis empresas, entre elas a Zahara Comércio, "dona" do Kero) no âmbito de um acordo inserido no combate à corrupção em que os então accionistas generais Dino e Kopelipa entregaram essas acções ao Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SENRA) para compensar o Estado pela utilização de dinheiros públicos indevidamente.

(Leia o artigo integral na edição 629 do Expansão, de sexta-feira, dia 18 de Junho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo