Reviva com nova linha de produção
A empresa conta com três linhas, onde são produzidos mais de 40 tipos de detergentes. Até ao final de 2016, a companhia do grupo Refriango prevê exportar para a África do Sul, Moçambique e Nigéria.
A Reviva, empresa de produção e embalagem de produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica, vai colocar neste mês em operação a sua quarta linha de enchimento de detergentes, com o objectivo de produzir lixívias da marca Fada, revela ao Expansão o responsável de Desenvolvimento e Qualidade, Luís Silva. Segundo o responsável, o material para a produção já se encontra na fábrica, faltando apenas, neste momento, a matéria-prima necessária.
A nova linha contou com um investimento que ronda os 69 milhões Kz e terá uma capacidade para produzir 600 caixas/hora. O gestor explica ainda que a intenção de abertura da linha surge pelo facto de os produtos fabricados pela empresa terem uma aceitação positiva no mercado. A companhia visa, ainda, diversificar a sua oferta.
Novos desodorizantes até Setembro
Ainda no plano de diversificação, acrescenta, a empresa espera, até ao final de Setembro do ano em curso, arrancar com mais uma linha de enchimento de rolos desodorizantes das marcas Oásis e Proderma, para adultos, assim como outra para crianças, prevendo investir cerca de 75 milhões Kz.
Actualmente, a fábrica, localizada no Kikuxi, Viana, tem capacidade para produzir 50 mil toneladas de detergentes/ ano e linhas de enchimento com capacidade para seis mil frascos/hora. A empresa conta, actualmente, com três linhas de produção, onde são desenvolvidos mais de 40 tipos de detergentes diferentes.
Questionado sobre a exportação dos seus produtos, o gestor garante que, neste momento, a empresa conta com capacidade de produção suficiente para atender ao mercado nacional, sendo que, até ao final do ano em curso, a principal preocupação será o lançamento de novos produtos no mercado.
Exportações podem arrancar em 2016
No entanto, esclarece que existem já propostas para venda de produtos da unidade para mercados como África do Sul, Moçambique e Nigéria, para onde a Reviva espera exportar até ao final do próximo ano.
No que toca à concorrência, o gestor disse ser "positivo que exista", tendo sublinhado que outras unidades de produção encontram-se no mercado há mais tempo do que a Reviva.
Produtos como Fada e Reviva são duas das principais marcas do seu portefólio, onde se pode encontrar ainda amaciadores de roupa, lixívias da marca Kienza, lava-se tudo, sabonetes Oásis, champôs e condicionadores de cabelo Pro-Derma e Pro-Active, para além de loções, gel de banho e cremes.
Os seus produtos podem ser encontrados, segundo explica o gestor, em mercados formais assim como em mercados informais, sendo distribuídos sobretudo pela Luandei.
Questionado sobre a facturação do ano passado e a perspectiva para este ano, Luís Silva preferiu não divulgar valores.
A fábrica, que ocupa uma área de cerca de 3.000 metros quadrados e pertence ao grupo Refriango, encontra-se há dois anos no mercado, e conta com 37 agentes revendedores e 77 trabalhadores.