Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Caixa Angola tem 691 novos acionistas

Operação realizada em Bolsa

A Sonangol vendeu o lote de 5 milhões de acções que tinha no banco, equivalentes a 25% do Capital Social. Novos acionistas vão receber menos da metade das acções que se candidataram a comprar.

A venda da participação de 25% que a Sonangol detinha no Banco Caixa Angola resultou na entrada de 691 novos accionistas, apurou o Expansão. Apenas 693 investidores conseguiram comprar as acções de um dos 4 bancos que mais lucro têm em Angola. Entre 693 investidores que conseguiram comprar as acções do banco estão, dois antigos accionistas, os empresários angolanos Jaime Freitas e António Mosquito que ao exercer o direito de preferência ficaram com 60% das 5 milhões de acções que a Sonangol alienou.

As restantes 2.000.000 de acções foram compradas pelo público em geral, trabalhadores e membros dos órgãos sociais do Banco. Do total de investidores que deram ordens de compra das acções do caixa apenas 13 não receberam qualquer acção porque manifestaram interesse de comprar as acções a um preço inferior ao preço final da oferta.

Se por um lado os 2 antigos accionistas do banco e os trabalhadores e membros dos órgãos sociais e accionistas do banco conseguiram comprar a totalidade das acções a que se candidataram. Por outro lado, o público em geral não teve a mesma sorte e cada um dos candidatos à compra das 1.600.000 acções destinadas ao público em geral vai receber menos da metade das acções que se propôs a comprar.

A culpa é da procura das acções que excedeu a oferta e para que todos os interessados fossem contemplados chegou-se a uma taxa de rateio de 48,91%. Ou seja, cada um dos interessados a nível do público em geral teve que receber menos de metade das acções.

Em termos práticos aplicando a taxa de rateio quem se candidatou para comprar 25 acções pelo preço de 5.000 Kzs apenas recebeu 12 acções. Quem se candidatou a comprar as 1.000 acções que dão direito de voto no banco apenas conseguiu comprar 489 acções.

Mas ainda há esperança tanto para quem não conseguiu comprar a quantidade de acções que pretendia quanto para quem não conseguiu comprar nenhuma acção, porque no dia 29 de setembro as acções do Caixa Angola serão admitidas a negociação e terão a oportunidade de tentar de novo. Só que vão ter que oferecer um preço mais alto que os 5.000 kz por acção.

No total a procura excedeu a oferta em 51, 09%já que os investidores interessados manifestaram interesse em adquirir 7.101.120 acções. Se houvessem acções suficientes para satisfazer esta procura a Sonangol teria arrecadado mais de 30,6 mil milhões de Kwanzas.

No final a Sonangol arrecadou com esta operação 20,197 mil milhões de Kwanzas, ou seja, pouco mais da metade dos 40 mil milhões de Kuanzas que arrecadou com a venda das acções no Banco angolano de investimentos.