Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Petróleo desvaloriza com dólar americano mais forte

Mercados

O crude desvalorizou cerca de 11% desde o início do ano, pressionado por uma procura menos robusta do que o esperado por parte da China, maior importador mundial de petróleo. O Brent, negociado em Londres e referência para as exportações angolanas, recua 0,57% para 76,63 USD por barril, enquanto o WTI dos EUA perde 0,34% para 72, 42 USD .

Os preços do petróleo seguem a desvalorizar, numa altura em que um dólar norte-americano mais forte está a tornar as matérias-primas cotadas na moeda norte-americana menos atrativa. Uma maior aversão ao risco na Ásia também se sobrepôs aos progressos no acordo sobre o tecto da dívida dos Estados Unidos.

O Brent, negociado em Londres e referência para as exportações angolanas, recua 0,57% para 76,63 USD por barril, enquanto o West Texas Intermediate (WTI), referência para os Estados Unidos, perde 0,34% para 72, 42 USD por barril.

O crude desvalorizou cerca de 11% desde o início do ano, pressionado por uma procura menos robusta do que o esperado por parte da China - maior importador mundial de petróleo. Após anos de restrições devido à Covid-19, as previsões iniciais apontavam para uma retoma mais robusta.

Entretanto, os investidores estão agora de olhos postos na próxima reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+), que decorre a 3 e 4 de junho, de forma a perceber se haverá mais cortes em vista. Isto depois de em maio a organização ter anunciado uma redução da produção em mais de um milhão de barris por dia.