Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

O desafio do processo de avaliação e revisão pelo Banco Nacional de Angola

EM ANÁLISE

Importa destacar que este é um projecto que assume uma enorme importância para o País, designadamente pelo contributo que dará para a criação de condições que potenciem o aumento do investimento estrangeiro em Angola e, consequentemente, para o respectivo desenvolvimento económico.

O Banco Nacional de Angola ("BNA") iniciou em 2020 o Projecto - "Equivalência de Supervisão e Regulação" - que assenta numa reforma profunda da regulamentação e dos procedimentos de supervisão prudencial a aplicar pelo BNA ao nível do Sistema Financeiro Angolano ("SFA"), com o objectivo de alcançar o estatuto de supervisor equivalente ao Banco Central Europeu.

Nas actividades deste Projecto, destacam-se o Processo de Avaliação e Revisão pelo Supervisor (em inglês, "SREP" - supervisory review and evaluation process), bem como as implementações dos Processos de Auto-avaliação da Adequação do Capital Interno (ICAAP) e de Auto-avaliação da Adequação da Liquidez Interna (ILAAP).

O SREP é constituído por um conjunto de procedimentos conduzidos anualmente pelas autoridades de supervisão que visa assegurar que cada Instituição de Crédito ("IC") dispõe de estratégias, processos, capital e liquidez adequados aos riscos a que está ou poderá vir a estar exposta. Pretende-se neste processo obter uma avaliação holística e prospectiva da instituição avaliada. O exercício encontra-se estruturado em quatro componentes:

¦ Avaliação do modelo de negócio e rentabilidade - que consiste na análise da viabilidade e sustentabilidade do modelo de negócio, onde se destacam as iniciativas de identificação das principais áreas de negócio e análise da estratégia e das previsões financeiras;

¦ Avaliação do modelo de governo interno e gestão de risco - que consiste na análise e adequação do modelo de governação interna e do modelo de gestão de risco;

¦ Avaliação de riscos com impacto em capital - que consiste na consideração de três iniciativas: a avaliação do nível de risco e controlos dos mesmos para efeitos de capital e, por fim, a análise da adequação de capital. A análise integrada destas três iniciativas permite obter uma visão das necessidades de fundos próprios da instituição a partir de três ângulos complementares;

¦ Avaliação de riscos com impacto na liquidez e financiamento - que tem também em consideração três iniciativas: a avaliação do nível de risco e controlos para risco de liquidez e financiamento, a determinação dos requisitos de liquidez considerando a visão da supervisão e, por fim, a análise da adequação de liquidez e financiamento.

Com base na avaliação das quatros componentes, avalia-se a necessidade de exigir às instituições que detenham fundos próprios superiores aos requisitos mínimos legalmente estabelecidos e que cumpram requisitos específicos de liquidez ou outras medidas quantitativas e/ou qualitativas que sejam determinadas pelo BNA.

Este é um projecto que encerra grandes desafios quer para o BNA enquanto Entidade de Supervisão Nacional, quer para as Instituições de Crédito por si supervisionadas e que constituem o SFA. Importa destacar que, não obstante os referidos desafios, este é um projecto que assume uma enorme importância para o País, designadamente pelo contributo que dará para a criação de condições que potenciem o aumento do investimento estrangeiro em Angola e, consequentemente, para o respectivo desenvolvimento económico.

Em 2021, foi efectuado o primeiro exercício de SREP, tendo sido apresentadas as conclusões ao SFA no primeiro trimestre 2022, por forma a assegurar a sua inclusão no planeamento e gestão de 2022.

(Leia o artigo integral na edição 681 do Expansão, de sexta-feira, dia 01 de Julho de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo