Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

BRICS de olho no potencial de África e do seu mercado único

10.ª Cimeira de Joanesburgo, África do Sul

A meio da presidência sul-africana, os líderes dos BRICS reafirmaram a intenção de reforçar as relações comerciais com África. A China deu o mote num périplo africano, que antecedeu a 10.ª cimeira. Na mala para Joanesburgo, Xi Jinping levou um cheque de 14,7 mil milhões USD para apoiar a economia sul-africana.

O reforço da cooperação entre os BRICS e os países africanos e a rejeição do proteccionismo comercial dominaram a 10.ª Cimeira, que termina sexta-feira, 27, em Joanesburgo, África do Sul, com uma reunião dos chefes de Estado e de Governo do bloco de países emergentes, constituído pela África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia.
O mote foi dado, em uníssono, pelo Presidente chinês, Xi Jinping, o principal alvo da guerra comercial lançada pelos EUA, e por Cyril Ramaphosa, o Chefe de Estado anfitrião e líder da economia mais industrializada do continente, que sofre os "danos colaterais" das barreiras levantadas pelo Presidente Trump, como atestou o ministro do Comércio sul-africano, numa altura em que o país tenta consolidar a recuperação económica iniciada após a substituição de Jacob Zuma por Ramaphosa.
Segundo Rob Davies, citado pela Reuters, mais de 7 mil sul-africanos estão a ser afectados pelas tarifas aos metais levantadas pelos EUA, depois de gorados os esforços do Governo de África do Sul para garantir uma isenção do Governo americano.

(Leia o artigo na integra na edição 483 do Expansão, de sexta-feira 27 de Julho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo