Companhias aéreas estrangeiras só mudam para o novo aeroporto em Outubro
Depois do anúncio da TAAG da transferência dos voos internacionais para o novo aeroporto a 15 de Setembro, o Expansão apurou junto das companhias estrangeiras que estas não estão em condições de o fazer nesta data
Depois de a TAAG ter anunciado que vai transferir, a partir de 15 de Setembro, a totalidade da sua operação, incluídos todos os voos internacionais, do aeroporto Internacional 4 de Fevereiro em Luanda para o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), o Expansão falou com as principais companhias estrangeiras a operar em Angola, e percebeu que nesta altura a convicção é que não será possível mudar na mesma altura que a companhia de bandeira.
De acordo com o que os responsáveis de duas das companhias aéreas com maior número de voos para o nosso país explicaram ao Expansão, já tinham falado com os responsáveis aeroportuários sobre a possibilidade de esta transferência se fazer apenas a 27 de Outubro, altura que abre a 2ª janela da IATA, o que seria melhor em termos processuais e daria mais tempo para que todos se pudessem organizar.
O Expansão confirmou que nesta data, 15 de Setembro, não será possível ter as companhias estrangeiras a operar naquele local. Os responsáveis ficaram mesmo surpreendidos com o anúncio oficial da mudança unilateral da TAAG, uma vez que ainda decorriam conversas para uniformizar uma data que fosse "realista" para todas as companhias.
Lembrar que numa primeira fase havia uma intenção de todos os voos internacionais se mudarem para o novo aeroporto ao mesmo tempo, o que facilitaria o trânsito de passageiros que fazem a ligação em Luanda para vários destinos, o que por agora parece ter sido preterido em função da pressão que existe sobre os operadores para que o mais rápido possível os voos internacionais estejam a operar no aeroporto Dr. António Agostinho Neto. Este é um constrangimento que certamente merecerá uma atenção especial por parte dos responsáveis, e que possivelmente irá obedecer a alguns ajustamentos nos horários actuais dos voos.
Mesmo com o comboio a funcionar, que apesar de estar suspenso nesta altura deverá voltar aos trilhos no início de Setembro, será sempre preciso assumir que a ligação entre o 4 de Fevereiro e o novo aeroporto se fará em média numa hora. Que juntando os tempos de desembarque, transporte de bagagens e embarque na nova estrutura, não será possível fazer apanhar um voo de ligação num prazo inferior a duas horas e meia.
Embora se possa assumir que será sempre uma situação transitória, 1 ou 2 meses no máximo, pode ter impacto na escolha de Luanda como ponto de ligação entre a partida e o destino final.
Também foi confirmado ao Expansão que este anúncio da TAAG poderá não ser definitivo uma vez que as companhias continuam a falar, mas é seguramente um factor de pressão para que as companhias estrangeiras aceitem a mudança rápida de local, embora se possa pensar que a partir desta altura cada companhia vai mudar assim que estiver pronta, respeitando os seus prazos. Podemos estar perante uma mudança gradual que deverá estar finalizada até meados de Novembro.
TAAG avança a 15 de Setembro
Este é o culminar de um processo de transição gradual do serviço de transporte comercial de passageiros da TAAG para o AIAAN, iniciado em Novembro de 2024, sendo que, segundo a operadora, a nova infraestrutura aeroportuária vai receber a partir dessa data todos os voos internacionais, nomeadamente, Lisboa, São Paulo, Joanesburgo, Cidade do Cabo, Lagos, Windhoek, São Tomé e Maputo, que se juntam aos destinos domésticos e regionais de Brazzaville e Kinshasa, já baseados no novo aeroporto...
Leia o artigo integral na edição 832 do Expansão, de Sexta-feira, dia 27 de Junho de 2025, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)