Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Camarões investiga desvio de dinheiro do FMI para a Covid-19

INQUÉRITO ACELERA DURANTE NEGOCIAÇÕES PARA PROGRAMA DE TRÊS ANOS FINANCIADO PELO FUNDO

Oposição e ONGs exigem que o governo divulgue os resultados do inquérito às suspeitas de desvio de fundos destinados à Covid-19, de 335 milhões USD. O responsável da equipa que passou a gerir o dinheiro para a pandemia é o mesmo homem que, em 2018, fez o país perder a Taça Africana das Nações, por incumprimento.

Quinze ministros, entre os quais o da Saúde, e vários funcionários públicos foram ouvidos no âmbito de uma investigação de um organismo do Supremo Tribunal dos Camarões devido a suspeitas de desvio e "apropriação indevida" de fundos de um empréstimo de emergência do FMI, de 335 milhões USD, destinado ao combate à Covid-19.

Oposição e organizações da sociedade civil exigem que o relatório do inquérito seja tornado público, e o governo apela à calma enquanto prosseguem as investigações, numa declaração lida na segunda-feira, nos meios de comunicação social públicos. A investigação decorre no meio de negociações com Fundo Monetário Internacional de um novo programa de financiamento, de três anos, concluídas com sucesso, a 27 de Maio, no termo da missão do FMI aos país, chefiada por Amadou Sy.

Apesar de a investigação ter acelerado no último mês e meio, ela é posta em causa pela oposição e por várias organizações da sociedade civil, que temem que não passe de uma operação de cosmética para iludir os técnicos do fundo. Por essa razão, a Human Rights Watch instou o FMI a pedir aos Camarões a realização de um inquérito independente, num extenso documento onde faz a cronologia da investigação e onde põe em causa a independência do inquérito, desencadeado em Julho de 2020, a pedido do primeiro- ministro Joseph Dion Ngute. Recentemene, o Presidente Paul Biya exigiu melhorias na supervisão e velocidade no inquérito.

(Leia o artigo integral na edição 627 do Expansão, de sexta-feira, dia 04 de Junho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo