Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Gasolina em Moçambique subiu para 83,3 meticais (543 Kz)/litro

Aumento de 7,6%

A Autoridade Reguladora de Energia (Arene) de Moçambique anunciou o reajuste dos preços dos combustíveis no país, com um aumento em todos produtos petrolíferos, a partir desta terça-feira. A justificação prende-se com o aumento dos preços dos produtos refinados no mercado mundial.

O preço da gasolina subiu de 77,39 meticais (502 Kz) para 83,30 meticais (543 Kz) por litro, e o gasóleo passou de 70,97 meticais (445 Kz) para 78,48 meticais (512 Kz) por litro. Por comparação com os preços em Angola, estamos a falar de três vezes e meia mais, lembrando que os combustíveis não são subsidiados em Moçambique, e que a manutenção dos preços mais baixos no nosso País custou 2,2 mil milhões USD (915 mil milhões Kz) aos cofres do Estado em 2021.

Os produtos petrolíferos à venda em Moçambique são importados por via marítima em cargueiros especiais, através de um processo centralizado por lei numa única entidade pública, a Imopetro, detida pelas distribuidoras de produtos petrolíferos que operam no país.

O aumento do preço ocorre um mês após a Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas (Amepetrol) pedir um reajuste dos preços, alertando que as dívidas do Estado às gasolineiras podiamm paralisar a distribuição.

Segundo o presidente da Arene, Paulo António da Graça, o Governo moçambicano procurou evitar um reajuste que pressionasse o cidadão, retirando temporariamente a taxa sobre os combustíveis para evitar uma subida drástica. A aplicação destas medidas permitiu que se fizesse uma redução dos aumentos reais, visando minimizar o impacto ao consumidor final.

Paulo António da Graça disse que para o gasóleo que é um produto primordial para a economia, fez-se um esforço para que os ajustamentos não fossem feitos com base nos preços reais, onde teríamos um aumento de cerca de 13 meticais (88 Kz).