Economia deverá crescer 7,5 vezes nos próximos 20 anos
A economia moçambicana deverá crescer 7,5 vezes nos próximos 20 anos e a população deverá duplicar, , conclui-se num estudo hoje, dia 1 de Junho, apresentado em Lisboa.
Segundo o vice-presidente da empresa que realizou o estudo, a CESO, Development Consultants, Rui Miguel Santos, as perspetivas para o país são de um "crescimento notável".
O PIB nominal deverá crescer 7,5 vezes até 2035, a população deverá duplicar no mesmo período e a distribuição de riqueza também aumentará, com um PIB per capita a quadruplicar, de 600 para 2,400 dólares, nesses 20 anos.
Para fazer face a estas perspetivas, Moçambique terá de apostar na industrialização, a "estratégia-chave para diversificar a economia e criar emprego".
Segundo as estimativas do estudo da CESO, no curto prazo, 16% das exportações serão afetadas pela produção local, no médio prazo essa percentagem sobe para 30% e no longo prazo 47% das exportações para Moçambique serão afetadas.
O governo moçambicano está já a definir estratégias para contornar a dificuldade do país em atrair investimento, que passam por aumentar o volume de recursos públicos destinados a operações de financiamento, mobilizar recursos a partir de fontes externas e poupança domestica e aumentar os recursos dos bancos comerciais para o crédito à atividade produtiva.