Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Abertas inscrições para bolsas na área da banca e finanças nos EUA

ATRAVÉS DA EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA EM LUANDA

Os candidatos seleccionados para o programa vão beneficiar de capacitação profissional durante um ano nos Estados Unidos, em colaboração com profissionais de países de todo o mundo. Além de banca e finanças, a bolsa será para áreas de desenvolvimento económico, direito e direitos humanos.

A Embaixada dos Estados Unidos da América em Luanda abriu as inscrições para o programa de bolsas Hubert H. Humphrey para o ano académico de 2023/2024, destinada a candidatos que pretendam realizar programas de pesquisa (estudos) independentes. O Programa de bolsas de estudo Hubert Humphrey, estabelecido pelo Congresso dos EUA em homenagem ao estadista e defensor dos direitos civis e humanos, tem como objectivo a capacitação profissional direccionado a profissionais que estejam a meio da sua carreira e que pretendam aprimorar as suas capacidades profissionais.

As áreas de capacitação profissional disponíveis são banca e finanças, desenvolvimento económico, desenvolvimento de recursos humanos, planeamento urbano e regional, administração e planeamento educacional, direito e direitos humanos, comunicação/jornalismo. Os interessados devem ter o grau de licenciatura, cinco anos de experiência profissional, fluência em inglês, nacionalidade angolana e residirem no país.

"Os bolseiros serão seleccionados com base no seu potencial de liderança e empenho no serviço público ou privado". As candidaturas devem ser submetidas somente por via electrónica até ao dia 20 de Junho, através da página https://apply.iie.org/huberthhumphrey. Os candidatos podem ainda consultar endereço: https://ao.usembassy.gov/pt/education-culture-pt/fulbright-program-pt/bolsa-humphrey/.

A candidatura passa por cinco fases de análise, nomeadamente, triagem nacional, triagem pelo instituto de educação internacional, Comités de Revisão de Candidatos, aprovação pelo J. William Fulbright Foreign Scholarship Board, e colocação de bolsistas Humphrey seleccionados. A bolsa, financiada pelo Departamento de Estado dos EUA e administrado pelo Instituto de Educação Internacional, "oferece aos participantes a oportunidade para participar em programas especializados, desenvolvidos especificamente para pequenos grupos de bolseiros em universidades seleccionadas nos EUA, promovendo um intercâmbio de conhecimento e experiência sobre questões de interesse comum nos EUA e nos países de origem dos candidatos".

Cada bolseiro recebe 50 mil USD (equivalente a 20 milhões Kz, de acordo com a taxa de câmbio do dia 26 de Abril) para custear todos os gastos referentes à pesquisa/estudo, incluindo material académico, alojamento e alimentação. Cada bolseiro vai beneficiar de vários suportes, incluindo redução da mensalidade das propinas, espaço de escritório doado para trabalhar, computadores e tempo da equipe.

O programa, que é oferecido anualmente em Angola desde 1999, disponibiliza seis bolsas por ano. Entretanto, a Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola sublinha que "esta bolsa não proporciona qualquer diploma de grau universitário (apenas certificado de participação) e tem a duração de um ano numa universidade americana". Quanto às estatísticas do programa, indicam que 46% dos ex- -alunos desenvolveram políticas nacionais, criaram programas nacionais, serviram como instrutores nacionais e aconselharam funcionários do governo sobre a legislação nos seus países de origem. E 80% dos ex-alunos pesquisados introduziram novas práticas recomendadas e métodos de gestão inovadores em suas organizações em casa.