"Mentes Brilhantes" custeia estudos no Reino Unido e garante trabalho
Não sendo destinado a uma área específica do saber, o programa de bolsas de estudo corresponde a um período de 5 anos, sendo disponibilizadas duas bolsas anualmente. Inscrições abrem no dia 10 de Dezembro e processo de selecção dos candidatos termina em Maio
O programa "Mentes Brilhantes de Angola", lançado pela Moharra"s Invest no dia 27 de Novembro, vai disponibilizar entre 2 a 4 bolsas de estudo com financiamento integral e garantia de trabalho após o regresso a Angola. A bolsa destina-se a alunos do ensino médio de todo o País, entre os 14 e os 16 anos, que tenham elevado desempenho académico e sólida integridade moral para dar continuidade à formação superior no Reino Unido.
Com inscrições abertas entre o dia 10 de Dezembro e 31 de Janeiro, o programa de bolsas de estudos vai cobrir todos os custos associados à formação no Reino Unido, desde as propinas, ao alojamento, disponibilizando ainda subsídio de manutenção, despesas com visto e viagens.
Os bolseiros terão direito a acompanhamento académico e de bem-estar, mentoria e formação em liderança e carreira, exposição internacional e intercâmbio cultural e rede de apoio para a vida. Está ainda incluído no programa, que é promovido em parceria com a Dukes Education, um grupo de escolas e instituições de ensino britânicas de referência em Angola, a garantia de trabalho nas empresas da Moharra"s Invest ou em organizações parceiras do programa "Mentes Brilhantes de Angola", após o regresso a Angola.
"Este programa de bolsas de estudo não é apenas uma acção de responsabilidade social, é um investimento a longo prazo no capital humano, uma ponte construída entre o talento angolano e a educação de excelência com o propósito de trazer de volta o conhecimento, a liderança e a inovação", explica Elizabete dos Santos, fundadora e administradora executiva da Moharra"s Invest e responsável pelo projecto Moharra"s Education.
Processo de selecção vai até Maio
O processo de selecção vai decorrer até Maio e compreende, a fase de inscrição, que vai de 10 de Dezembro de 2025 a 31 de Janeiro de 2026, uma fase de pré-selecção provincial, entre Fevereiro e Março de 2026, seguida de uma avaliação final nacional. Os resultados serão conhecidos entre os meses de Abril e Maio de 2026.
A candidatura é submetida via online através do endereço electrónico https://angolabrilliantminds.com/pt/home. Não sendo destinado a uma área específica do saber, o programa corresponde a um período de 5 anos, sendo disponibilizadas duas bolsas anualmente. Mas, nesta fase, poderão ser atribuídas duas a quatro bolsas de estudo, em função do percurso e do desempenho académico dos candidatos aprovados, sendo esta uma decisão analisada internamente por uma comissão de avaliação.
A Dukes Education, parceira estratégica, será responsável pela mentoria e integração académica dos estudantes num ambiente que valoriza a excelência académica, o carácter e a cidadania global no sistema de ensino britânico.
"Queremos que cada estudante descoberto por este programa encontre não apenas uma formação de excelência, mas também a confiança para se tornar líder, inovador e agente de mudança no seu País. É esse o impacto duradouro que esperamos ajudar a construir", afirma Henrietta Lightwood, directora global de Marketing e Recrutamento Estudantil na Dukes Education Fernanda Dias dos Santos, estudante de Engenharia Química e do Meio Ambiente na Cardiff Sixth Form Colleges, instituição integrada no grupo Dukes, foi escolhida como embaixadora do programa.











