Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

"A redução de impostos não é uma "varinha mágica" para a economia"

Rui Cruz

Rui Cruz acaba de lançar o seu segundo livro, "Estudos Fiscais II", que aborda a problemática dos benefícios fiscais nos países subdesenvolvidos. Uma tese de mestrado publicada 17 anos depois e sobre a qual fala em entrevista ao Weekend do Expansão.

O que o leva o jurista Rui Cruz a publicar nesta altura?

A publicação do livro nesta altura foi uma simples coincidência, pois há mais de 17 anos que defendi a tese de mestrado que agora publico, mas não tive disponibilidade de o fazer antes, devido à enorme pressão de trabalho que tinha até meados de 2019 e à situação da COVID que teve início em 2020.

Quais os objectivos que tem? O objectivo do livro é divulgar a tese de mestrado, que aborda a problemática dos benefícios fiscais nos países subdesenvolvidos, bem como contém um relatório elaborado durante a fase escolar de mestrado, onde fiz uma análise de evolução do sistema e da estrutura fiscal do nosso País durante o período colonial, até à abertura para economia de mercado em 1992.

Dirige-se fundamentalmente à Academia?

A divulgação do livro pretende ser um desafio para as novas gerações de académicos e não só, para que aprofundem a investigação e publicação de estudos sobre os problemas que os países subdesenvolvidos enfrentam, em particular o nosso País, no contexto da região subsariana do continente africano.

Que maiores dificuldades se colocaram à publicação da obra?

A maior dificuldade que se coloca na publicação de uma obra é o seu custo, que torna difícil qualquer autor lançar-se nessa aventura sem ter apoios e condições para o fazer. Tratando-se de livros publicados no decorrer da frequência de um grau de qualificação na carreira académica, julgo que as Universidades deveriam ter um fundo para contribuir para essa divulgação, pois trata-se de aumentar o acervo de conhecimentos técnicos, produzidos pelos docentes das suas escolas.

A quem se destina o livro?

O livro destina-se, em primeiro lugar aos estudiosos e especialistas da matéria tributária, onde se incluem os docentes do ensino superior e médio dessas disciplinas. Mas para além desse grupo de pessoas, aos responsáveis e técnicos da Administração Tributária, bem como aos consultores e outros técnicos desta área, poderão ter interesse no estudo dessas matérias. Também aos políticos no activo, que no Executivo ou no Parlamento estudam ou pretendam conhecer essas temáticas. Poderão ter interesse na sua leitura, sem deixar de alertar que se tratam de trabalhos de pesquisa, integrados na carreira académica.

Como vai proceder para a sua distribuição e comercialização?

A distribuição será feita pelas universidades e outros centros de investigação, bem como colocaremos nas livrarias para o público em geral, que se interesse por essas matérias.

Que importância dá à publicação de literatura técnica por parte de angolanos?

A publicação de livros técnicos, em todas as áreas do saber, em especial ao nível das Universidades, ajudará a melhorar o "ranking" das nossas universidades, a nível do continente africano e internacional.

(Leia a entrevista integral na edição 629 do Expansão, de sexta-feira, dia 18 de Junho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo