Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola é o 8.º pior país do mundo a converter riqueza em bem-estar da população

Relatório da Boston Consulting Group

Os cidadãos africanos sofrem a dobrar: o rendimento médio em África é inferior à média mundial e a capacidade dos países em converter a riqueza em bem-estar é também menor que a média mundial. Não só o "bolo é menor" como "pior aplicado" em bem-estar. Angola acompanha realidade da SADC.

Angola desceu um lugar para a 145.ª posição de um total de 152 países na capacidade de conversão de riqueza em bem-estar da população, ao obter uma pontuação de 0,68, abaixo da média mundial de 1, mas subiu três lugares no indicador global de bem-estar, para a posição 141, de acordo com um relatório da consultora Boston Consulting Group (BCG).

Estes dados resultam do estudo SEDA 2018 - Sustainable Economic Development Assessment (avaliação do desenvolvimento económico sustentável), que analisa as políticas desenvolvidas em dez áreas: Rendimento, Estabilidade Económica, Emprego, Saúde, Educação, Infra-estruturas, Igualdade, Sociedade Civil, Governança e Ambiente.

O relatório "Alcançar um equilíbrio entre bem-estar e crescimento" (tradução de "Striking a balance between well-being and growth"), revela que, com uma classificação SEDA de 28,4 pontos e com um coeficiente "riqueza para bem-estar" de 0,68 Angola está não só na cauda da lista do bem-estar global avaliado pela consultora, como é também 8.º pior país a transformar riqueza em bem-estar. (...)

(Leia o artigo integral na edição 486 do Expansão, de sexta-feira 17 de Agosto de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo