Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Carlos São Vicente suspende funções no Standard Bank de Angola até conclusão da investigação

Processo dos 900 milhões USD na Suíça

Em comunicado enviado à imprensa, o Standard Bank de Angola (SBA) dá conta que Carlos São Vicente "solicitou a suspensão imediata das funções de Administrador Não Executivo do SBA" e que o banco "está a acompanhar com atenção e preocupação as notícias veiculadas e que dão conta de uma investigação criminal na Suíça, sobre suspeitas de branqueamento de capitais, que afecta um Administrador Não Executivo do Banco, o Dr. Carlos São Vicente".

O SBA refere que esta suspensão durará até à conclusão do processo e que a mesma pretende salvaguardar "a reputação e imagem do banco", que, refere ainda o comunicado "observa os mais exigentes padrões de compliance e considera a sua reputação como o seu activo mais valioso".

O banco acrescenta ainda que "o citado (Carlos São Vicente) não participa da gestão executiva do banco", e que "o SBA está a trabalhar em articulação com o Banco Nacional de Angola".

Por fim, o SBA compromete-se a manter o público informado com "qualidade e isenção", no que toca ao acompanhamento da evolução do processo.

Esta decisão do banco prende-se com a indiciação do empresário luso-angolano, Carlos São Vicente pelo Ministério Público suíço, por lavagem de cerca de 900 milhões de dólares.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo