Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

PR autoriza empréstimo de 500 milhões USD junto do Banco Mundial

Primeiro de 3 financiamentos

João Lourenço dá poderes ao ministro das Finanças para formalizar empréstimo e emitir instrumentos de garantia de reembolso.

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou, por despacho presidencial, o ministro das Finanças a contratar um empréstimo de 500 milhões USD ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), organismo do Banco Mundial, destinado a programas de crescimento inclusivo.
Trata-se de um de três acordos de financiamento, que serão aprovados pelo conselho de administração do Banco Mundial (BM), no dia 27 de Junho, no âmbito do programa Development Policy Financing (DPF), ou Financiamento a Políticas de Desenvolvimento, num montante global de 1,2 mil milhões USD.
O pacote de financiamento do Banco Mundial é complementar aos 3,7 mil milhões USD que até 2021 chegam a Angola, ao abrigo do Programa de Financiamento Ampliado do Fundo Monetário Internacional, e visa atenuar o impacto de algumas medidas de estabilização macroeconómica.
Como noticiou o Expansão na sua edição de 12 de Abril, os 1,2 mil milhões USD de financiamento do BM desdobram-se em três tranches, correspondendo cada uma a um acordo de financiamento.
A tranche de 500 milhões USD destina-se a financiar políticas de desenvolvimento; outra tranche de 250 milhões USD será destinada ao sector da electricidade e uma terceira, de 330 milhões USD, será para implementar um programa que visa mitigar o impacto dos aumentos nos preços da electricidade, água e transportes públicos, decorrente do fim da subsidiarão estatal a estes serviços. Este último tem ainda em vista programas de bancarização dos mais pobres.

(Leia o artigo na integra na edição 527 do Expansão, de sexta-feira 7 de Junho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo