Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Mais de 20 instituições falham reporte fiscal ao BNA

Angola

O acordo Foreign Account Tax Compliance (FATCA) entre Angola e os EUA, visa melhorar o cumprimento das obrigações fiscais internacionais angolanas.

A Administração Geral Tributária (AGT) confirmou, esta semana, que das 60 instituições do sector financeiro, entre as quais se incluem bancos, seguradoras, fundos de pensões e gestoras de activos, apenas 38 fizeram o reporte das contas dos cidadãos americanos com contas em Angola, no âmbito do FACTCA.
O acordo consubstancia-se no reporte de informações sobre as contas dos residentes cambiais norte-americanos em Angola, ao fisco dos Estados Unidos, para combater a evasão fiscal.
A AGT garantiu que o prazo do reporte terminou a 31 de Julho, mas a fuga à comunicação fiscal das contas dos cidadãos em causa é um indicador de que há entidades que estão a ocultar a informação.
Para estes casos, refere a fonte da AGT, estão previstas penalizações das instituições em causa pelo governo norte-americano.
A fonte não indica os montantes dos cidadãos americanos com contas em Angola, mas avança que a informação já está reunida, pelo que dentro de dias começa a reportar a informação recolhida em Angola para que o fisco americano dê o devido tratamento. Posteriormente, será feito um balanço.
A AGT já recebeu as contas de 38 empresas do sector financeiro, entre as quais bancos, seguradoras, fundos de pensões e entidades gestoras de activos onde cidadãos americanos têm participação de capital.

(Leia o artigo na integra na edição 441 o Expansão, de sexta-feira 29 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo