Compras online triplicam no I semestre e atingem 12 milhões de operações
Durante os primeiros seis meses do ano as compras online movimentaram cerca de 64,0 mil milhões Kz, mais 46,0 mil milhões Kz do que no período homólogo, o que representa um crescimento de 256%. Em termos práticos, as operações triplicaram, mas o valor transacionado quadruplicou.
Com o crescimento dos negócios online, que se têm tornado cada vez mais frequentes, registando grandes avanços em todo o mundo, o número de compras online também tem aumentado, ano após ano, no País. Com o lançamento em 2021 do Gateway de Pagamentos Online (GPO), a nova tendência de consumo cresce de forma ainda mais acentuada.
O número de compras online triplicou no primeiro semestre deste ano, ao registar um crescimento de 186% face ao mesmo período de 2024, quando se registou um total de 4,2 milhões de operações contra os 12,0 milhões deste ano, de acordo com cálculos do Expansão com base em dados da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
Estas operações, durante os primeiros seis meses do ano, transacionaram cerca de 64,0 mil milhões Kz, mais 46,0 mil milhões do que no período homólogo, ou seja, um crescimento de 256%. Em termos práticos o valor quadruplicou.
O GPO da rede Multicaixa é uma plataforma disponibilizada pela EMIS que permite o pagamento de produtos e serviços, sem leitura de cartão nos sites ou lojas virtuais de vendas através dos canais digitais (MultiCaixa Express), ou seja, permite a compra e venda de produtos de forma totalmente online. O pagamento pode ser efectuado por todos os cartões emitidos por bancos angolanos.
O surgimento da pandemia da Covid-19 teve um efeito positivo na disseminação deste serviço, que também foi crescendo devido às dificuldades de acesso às Caixas Automáticas, permitindo evitar as longas filas e os enormes constrangimentos que se registam no acesso ao dinheiro físico. Desde a implementação do GPO pela EMIS, o número e o valor das compras online até Junho deste ano são os mais altos já registados. Para se ter uma ideia, o valor registado no I semestre deste ano já é 16% maior do que o valor registado em todo o ano de 2023, enquanto a diferença no número de operações é de 63% a mais.
Além disso, com a entrada em cena do "Código QR", que permite a realização de pagamento de compras utilizando a aplicação móvel Multicaixa Express (MCX), sem necessidade de usar o cartão multicaixa físico, esta tendência de consumo ganhou ainda mais espaço entre os utilizadores dos serviços da EMIS.
José João, por exemplo, declarou ao Expansão que actualmente já não carrega consigo cartões multicaixa e quase nunca levanta dinheiro. Agora, com os pagamentos via código QR, já não vê necessidade de andar com cartões. "Anteriormente um dos meus cartões foi clonado e, quando apareceu esta nova forma de pagamento, aderi de imediato. É seguro e prático. Encontro em qualquer loja ou supermercado e faço tudo com o meu telemóvel".
Mas, ainda assim, o Expansão deparou-se com clientes bancários que desconhecem a existência desta forma de pagamento e não confiam totalmente nos canais digitais. Como declarou ao Expansão o presidente da Associação Angolana de Defesa do Consumidor de Serviços e Produtos Bancários (ACONSBANC), Nelson Prata, apesar da crescente evolução dos canais digitais no sistema financeiro nacional e do perfil do cliente bancário, o perfil antigo ainda representa a maioria.
Apesar da rápida evolução que se tem verificado nesta nova tendência de consumo, há ainda um longo caminho pela frente já que as compras online representam apenas 1% do total de compras realizadas na rede multicaixa desde 2020, enquanto o número de operações desta modalidade de comércio equivale a 4% das compras. Desde 2020 já foram realizadas 21,9 milhões de operações e foram transaccionados 132,9 mil milhões Kz em compras online em kwanzas.