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Economia

Bancos atrasam transferências para o exterior e violam instrutivo do BNA

Banco central alerta que os atrasos devem ser justificados por escrito

As queixas chegam da parte dos clientes de vários bancos comerciais que actuam no mercado nacional, sobretudo dos estrangeiros que têm necessidade de transferir os seus salários para o exterior.

Com base no Instrutivo n.º 01/20, de 10 de Janeiro, o Banco Nacional de Angola (BNA) estabeleceu um prazo máximo de cinco dias úteis, contados da data da recepção da instrução, para que as Instituições Financeira Bancária executem operações de venda de moeda estrangeira e operações cambiais associadas dos seus clientes. Mas esses prazos muitas vezes não são cumpridos.

Conforme apurou o Expansão, o banco Millennium Atlântico é recorrentemente criticado pelos seus clientes como a instituição bancária mais demora a realizar as transferências.

Numa ronda na cidade de Luanda, o Expansão constatou que funcionários de uma das agências reportaram a um cliente dificuldades em cumprir com as transferências, tentando direccioná-lo para outros serviços prestados pelo banco, nomeadamente optar por ter um cartão de crédito ou para transferir via Western Union. Depois da recusa, por ficar mais caro que uma transferência bancária, os funcionários (bancário e gerente) recomendaram ao cliente optar por bancos da concorrência que estão a ser "mais rápidos que o ATLÂNTICO".

São muitos os clientes que estão à espera de transferências, uns há dois ou três meses, mas também há quem diz esperar há sete meses, como é o caso de uma cliente que pediu anonimato que fez o primeiro pedido de transferência de salário em Novembro de 2020. Devido ao número de salários em atraso, a cliente tem trocado vários emails com o banco Millennium Atlântico - a que o Expansão teve acesso - onde questiona a morosidade da execução das transferências e pede a resolução do problema. Em resposta, o seu gestor de conta lamenta a demora na execução dos pedidos solicitados e diz aguardar a validação do BNA, apesar de o gestor dizer que as transferências desta cliente foram catalogadas pelo banco como prioritárias.

"A verdade é que a documentação está toda correcta e faço pressão para saber o estado do processo e não obtenho uma resposta concreta. Ainda alegaram que a responsabilidade seria do BNA, no entanto, as transferências de salários já não estão sujeitas a licenciamento por parte do BNA", referiu. Acrescentou que foi orientada pelos funcionários do banco a procurar outros bancos. "Até os próprios funcionários do banco aconselham a tentar fazer transferências através de outras instituições. É no mínimo irónico", menciona. Todavia, a cliente já apresentou queixas ao BNA. Do Banco Sol há também reclamações de clientes que esperam as suas transferências há três meses.

Mas nem todos os clientes têm razões de queixa, já que de acordo com pessoas contactadas pelo Expansão, no BAI, BIC e BFA as transferências têm demorado uma a duas semanas. O mais rápido tem sido o Standard Bank Angola que faz 72 horas para executar uma transferência para o exterior.

(Leia o artigo integral na edição 638 do Expansão, de sexta-feira, dia 20 de Agosto de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)