Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Actualizado: BAI propõe dividendo recorde de 147,8 mil milhões Kz após maior lucro da história da banca angolana

Accionistas reúnem-se hoje em Assembleia Geral Ordinária

Os accionistas do BAI reúnem-se no dia 25 de Março, em Assembleia Geral Ordinária, em Luanda, para deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados do exercício de 2025, onde propõe a maior distribuição de dividendos alguma vez registada no sistema financeiro nacional, ao anunciar a intenção de remunerar os accionistas com 147,8 mil milhões Kz, equivalente a um payout de 50% dos lucros.

A proposta surge depois de o banco ter alcançado o maior lucro individual de sempre da banca angolana, na ordem dos 295,6 mil milhões Kz (já auditados), consolidando a sua posição como instituição mais lucrativa do sector bancário. O banco liderado por Luís Lélis (CEO), foi o que mais contribuiu para o crescimento agregado dos lucros da banca em 2025, ao registar um crescimento de 100% face ao período homólogo.

Assim, o dividendo proposto corresponde a 7.601 Kz por acção, acima das expectativas do mercado, o que sinaliza confiança da administração na robustez do balanço e na sustentabilidade da geração de resultados.

No entanto, a proposta de aplicação de resultados, destina também 40% dos lucros, o equivalente a 118,3 mil milhões Kz para reservas livres e 29,6 mil milhões Kz destinados a reservas legais.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo