Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Comité de Política Monetária reduz taxa BNA para 16,5%

Depois de dez subidas

Quatro anos depois, o banco central decidiu reduzir pela primeira vez a sua principal taxa directora. O "desaperto" da política monetária, que se enquadra no processo de desinflação em curso, deverá, mais tarde ou mais cedo, reflectir-se nos juros pagos pelas empresas e famílias.

O Comité de Política Monetária (CPM) baixou, no dia 17 de Julho, a Taxa Básica de juro do Banco Nacional de Angola (BNA) de 18% para 16,5%, uma redução de 1,5 pontos percentuais, sendo o primeiro grande "desaperto" da política monetária desde o arranque da crise, em 2014. O banco central decidiu, igualmente, prosseguir com a marcha de "desaperto" ao reduzir o coeficiente das reservas obrigatórias em moeda nacional de 19% para os actuais 17%.
Com esta redução, a Taxa Básica do BNA, que em Maio último passou a chamar-se apenas Taxa BNA e foi unificada com a taxa de juro da facilidade permanente de liquidez, aproxima-se dos níveis de Novembro de 2017, quando estava a 16%.
Em Junho de 2014, quando o petróleo começou a descer a a então Taxa Básica BNA estava nos 8,75%. Em Outubro desse ano foi aumentada para 9% e a partir daí não parou de subir até atingir o pico de 18% em Dezembro de 2017, após 10 aumentos (ver gráfico).

(Leia o artigo na integra na edição 482 do Expansão, de sexta-feira 20 de Julho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo