Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

ENSA cresce 25% nas vendas totais mas vê o lucro líquido baixar 21%

CONTAS DE 2025

A ENSA fechou 2025 com um paradoxo: vende mais, cresce acima do mercado, reforça a liderança no sector, mas ganha menos dinheiro. Um crescimento ainda mais acelerado das indemnizações, dos custos operacionais e das pressões técnicas sobre os ramos de Saúde e Petroquímica, justificam este facto.

A maior seguradora do País aumentou os prémios emitidos em 25%, atingindo um máximo histórico de 154,8 mil milhões Kz, mas viu o resultado líquido cair de 8,05 mil milhões Kz em 2024 para 6,36 mil milhões Kz em 2025, uma redução de cerca de 21%. Os números demonstram que o crescimento da actividade já não se está a traduzir automaticamente em maior rentabilidade, antes pelo contrário, já que a expansão da carteira veio acompanhada por um crescimento ainda mais acelerado das indemnizações, dos custos operacionais e das pressões técnicas sobre os ramos de Saúde e Petroquímica, actualmente dos mais pesados dentro da operação da companhia.

A deterioração da rentabilidade torna-se mais evidente quando se olha para a evolução da empresa ao longo da última década. Em 2016, a ENSA apresentava uma produção de prémios de 47,7 mil milhões Kz, valor que em 2025 já ascende a 154,8 mil milhões Kz, o que significa que a seguradora mais do que triplicou o volume de negócio em menos de dez anos. O crescimento não foi linear, mas ganhou particular velocidade depois da... Leia o artigo integral na edição 876 do Expansão, sexta-feira, dia 15 de Maio de 2026, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo