Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Crédito malparado do BCI ronda os 80 mil milhões Kz

40 MIL CLIENTES DEVEM AO BCI

O banco esclarece que a condição de negociação é o pagamento de um sinal que varia entre 10 a 30% do valor em dívida e os clientes beneficiam do perdão total de juros de mora, caso liquidem a dívida na totalidade em numa única tranche.

O total de crédito malparado na carteira do Banco do Comércio e Indústria (BCI), até Janeiro último, rondou os 79,6 mil milhões Kz, dos quais 46,2 mil milhões Kz foram abatidos, e o crédito vencido dentro do balanço, aqui considera-se em incumprimento de 90 dias, totaliza perto de 33,4 mil milhões Kz, ou seja, dois terços do valor total dos empréstimos está em incumprimento, revela o banco ao Expansão.

A carteira de crédito do BCI tem acima de 40 mil clientes, "um número superior a 13 mil com créditos em situação normal, sendo que o número de clientes em situação de incumprimento é superior a 27 mil, isto é, dentro do balanço e fora dele, dado que ambos são vencidos". As "empresas representam 84%" do crédito em incumpri mento e os "particulares 16%", informa o banco.

Em termos de reembolsos, os prazos continuam a ser os definidos no acto da análise e decisão por parte do banco. "Estes variam em função do tipo de crédito, o pedido ou tipo de projecto apresentado pelo cliente", indica o BCI, embora em caso de in cumprimento, podem sempre ser negociados novos prazos para o reembolso do crédito. Para ajudar os clientes em incumprimento, o BCI lançou a campanha de recuperação de cré dito, denominada Kuzela - Resolva Já, dirigida tanto a empresas como a particulares.

O banco esclarece que a condição de negociação é o pagamento de um sinal que varia entre 10 a 30% do valor em dívida e os clientes beneficiam do perdão total de juros de mora, caso liquidem a dívida na totalidade em numa única tranche. Por outro lado, há um perdão de até 80% dos juros de mora, no caso de liquidação de 30% do valor devido ou perdão de até 60% dos juros de mora, no caso de liquidação de 20% do valor em dívida.

Apesar da campanha, o BCI está pronto a manter o contacto permanente com os clientes e, em última análise, será efectuada recuperação judicial dos valores devidos, uma medida mais penosa para os clientes.