Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Pura, Coca-Cola e Toyota são as marcas mais referenciadas pelos luandenses

ESTUDO DA SUPERBRANDS E KEY RESEARCH

Se juntarmos as marcas das bebidas, automóveis e tecnologia chega-se a 77,3% do peso de referenciação pelos consumidores da capital do país. Notoriedade da marca, marcas com as quais as pessoas mais se identificam, satisfação das necessidades, marcas únicas e insubstituíveis e a confiança foram os critérios referenciação deste estudo.

Quando se fala em marcas, os consumidores luandenses já têm as suas referências: as águas Pura dominam e segue-se a internacional Coca-Cola, com o pódio a fechar com a japonesa de automóveis Toyota. Estas são as três marcas mais populares num universo de vinte marcas, indica um estudo da Superbrands com a parceria da Key Research, realizado em Fevereiro deste ano na capital do País. Além da marca de água angolana Pura, o refrigerante americano e a conhecida marca Toyota, ao top cinco juntam-se a marca de cosméticos alemã Nivea e a tecnológico sul coreana LG.

Esta pesquisa classifica as marcas que são mais importantes na mente do consumidor através de acumulação de pontos nos cinco critérios da que o estudo definiu. Trata-se de notoriedade da marca, identificação, satisfação das necessidades dos consumidores, marcas que são consideradas únicas e insubstituíveis e a confiança que a marca inspira. No fundo, foram estas as perguntas do inquérito que foram respondidas espontaneamente pelos consumidores.

A marca nacional, Pura, foi a mais referenciada em primeiro lugar em duas das cinco categorias da pesquisa. É é a marca que mais satisfaz as necessidades dos consumidores e a que transmite mais confiança. Além de dois primeiros lugares, ocupa o segundo lugar entre as que são consideradas únicas e as que mais identificam os luandenses. A Coca-Cola, que em Angola deixou de ser produzida pelo grupo Castel e vai ser agora engarrafada na Refriango, ganha pontos por ser aquela com que os consumidores mais se identificam. É também a segunda com mais notoriedade e a que satisfaz mais a necessidade do público da amostra. Por sua vez, a marca de automóveis Toyota é a mais notória entre as 20 marcas. E pontua também por ser a segunda com mais confiança e a terceira com que os consumidores mais se identificam.

Marcas de bebidas lideram

Em termos gerais, as marcas de bebidas lideram o ranking da pesquisa da Superbrands, com 47,8% do peso das mais referenciadas no top 20. São, no total, nove marcas de bebidas que fazem parte das mais populares na mente (Top of mind) dos consumidores. As marcas de automóveis têm um peso nas referenciações de 15,4% e as marcas de tecnologia são a terceira maior fatia do bolo, com uma representatividade de 14,1%. Se juntarmos as marcas das bebidas, automóveis e tecnologia chegamos a 77,3% das marcas mais populares.

Reflecte bem a consolidação das marcas destes sectores, sobretudo a indústria das bebidas, que além de um crescimento e consolidação global do sector, tem vido a apostar na comunicação das marcas, pode concluir-se no estudo. Se fizermos um ranking só com as bebidas, a marca Pura, da Refriango, ocupa o primeiro lugar na escolha por acumular mais critérios de referenciação. A Coca-cola é a segunda neste conjunto de marcas.

(Leia o artigo integral na edição 674 do Expansão, de sexta-feira, dia 13 de Maio de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)