Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

RDC com nível 'crítico' nas RIL e descida na produção mineira

GOVERNO E FMI ACORDAM EMPRÉSTIMO DE 370 MILHÕES USD

A aprovação de um empréstimo de 370 milhões USD, para atender a problemas urgentes de tesouraria, abre a porta do FMI a novo de financiamento. Os primeiros 100 dias de governo de Tschisekedi puseram as reservas internacionais num nível "criticamente baixo", situação agravada com a desaceleração do sector mineiro.

O Governo da República Democrática do Congo (RDC) chegou a acordo com o Fundo Monetário Internacional para a implementação de um programa, de seis meses, com um financiamento de 370 milhões USD, 10 anos depois de um empréstimo de três anos, no montante de 561 milhões USD, e oito anos depois de um perdão da dívida, em 12,3 milhões USD, concedido pelo FMI e pelo Banco Mundial.

Os termos do programa para atender a problemas de tesouraria, que será submetido à aprovação do Conselho Directivo do FMI em meados de Dezembro, foram acordados no final de uma missão do fundo a Kinshasa, que decorreu de 6 a 15 de Novembro.

O programa de reformas, ao abrigo do Rapid Credit Facility (RCF), será monitorizado pelos técnicos do FMI até Maio de 2020 e poderá dar origem a um novo acordo, de médio prazo, apoiado pelo Fundo, como admite o chefe da missão do FMI, Mauricio Villafuerte.

O RCF é um acordo de empréstimo que fornece suporte financeiro rápido num único pagamento destinado a países de baixa renda que se confrontam com necessidades urgentes de financiamento, como é o caso da RDC, cuja economia "enfrenta múltiplos desafios" provocados por uma "desaceleração" no sector da mineração.

O programa, que segundo o jornal económico congolês Zoom Eco será financiado em 370 milhões USD, visa a adopção de políticas que fortaleçam a estabilidade macroeconómica, reforcem as reservas internacionais e permitam avançar para "reformas estruturais" que melhorem a governação e o ambiente de negócios. (...)


(Leia o artigo integral na edição 551 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Novembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo