Saltar para conteúdo da página
Menu
Pesquisar
Assinar
Destaques
I FÓRUM TRANSPORTES E LOGÍSTICA
Angola
Secções
EXPANSÃO - Página Inicial
Opinião
Principais Notícias
Em Destaque
MILAGRE OU MIRAGEM?
Quando crescer não basta!
Depois de 50 anos de independência e 23 de paz, é legítimo igualmente alertar a governação que não é politicamente viável manter o actual nível de pobreza e desemprego juvenil num país com tamanha dotação de recursos renováveis.
21 JULHO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Make Angola Great Again: Angola está pronta para investimentos?
O sucesso da cimeira foi importante, mas foi apenas o começo. O verdadeiro trabalho começa agora: materializar as intenções, remover barreiras e construir confiança. É esse o percurso que poderá, de facto, relançar Angola como um destino atractivo para o investimento internacional de qualidade.
08 JULHO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
A recuperação pós-Covid alicerçada no sector produtivo ainda nem começou!
Cabe às autoridades apoiar o crescimento do sector privado, tornando-o capaz de produzir bens e serviços para conquista, também, dos mercados externos. Identificar produtos que rapidamente contribuam para diversificar as exportações reduz a petro-dependência, assegura divisas para aquisição de bens de capital necessários para dinamizar todos os outros sectores da economia fora dos recursos naturais. A grande pergunta é "será a governação em Angola capaz de fazer este milagre?"
20 JUNHO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Glaciares à parte: Sustentabilidade exige acção concreta na contratação pública
É fundamental que sejam adoptados procedimentos de contratação pública mais transparentes e concorrenciais, como os concursos públicos, em substituição de práticas mais restritivas, como a contratação simplificada (ajuste directo), que infelizmente tem prevalecido.
12 JUNHO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Desemprego e informalidade em Angola: Quando o Estado intervém mal
Alguns autores na literatura especializada defendem que o Estado, muitas vezes, precisa intervir para acelerar o desenvolvimento. E é verdade. O problema no País não tem sido a ausência de intervenção estatal, mas sim a má concepção e implementação das políticas públicas. Basta lembrar, por exemplo, a entrega de tractores a cooperativas, muitos dos quais estão hoje inoperacionais; ou os perímetros irrigados que, apesar do avultado investimento, geram baixos retornos e hoje paralisados.
23 MAIO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
O sofrimento económico em 2024 foi maior para os jovens e mulheres
Em 2024, o sofrimento das mulheres angolanas aumentou em 2,31 pp (entre o I e IV trimestre) ao passo que para os homens registamos uma redução de 3,6 pp. Isso deve-se a uma redução de 5 pp no desemprego dos homens, ao passo que entre as mulheres registamos um ligeiro aumento no desemprego de 0,9 pp. Este dado é relevante já que mostra que o sofrimento económico em Angola não é neutro e igual para todos. Os jovens e as mulheres são os que mais sofrem no actual contexto.
09 MAIO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Proteger para produzir ou produzir para proteger?
A governação deveria basear mais as suas decisões na evidência empírica, particularmente naquela produzida através de estudos feitos no país (tendo outros contextos como exemplo) e menos em dumb rules (regras sem sentido)!
01 MAIO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Então, para onde vai a economia angolana?
Ficamos muito distantes de saber como a estrutura da economia angolana será de facto alterada nos próximos anos, que sectores vão liderar essa transformação e de que forma a liberdade económica será assegurada? Contudo, de uma coisa podemos ter certeza, sabendo que o Executivo está a gerir 1400 projectos simultaneamente, o desenvolvimento que se deseja sustentável, inclusivo e articulado para Angola, vai levar muito mais tempo do que o desejável!
15 ABRIL 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
A criação de capacidade produtiva industrial precisa ser sustentável
O fraco desempenho da indústria transformadora em Angola, em nosso entender, está ligado ao desalinhamento entre as palavras (o discurso político) e as acções, por outras palavras, se tivermos em conta apenas o discurso político, vemos que é desejo da governação industrializar o país, porém, muito pouco foi feito para se materializar este desejo.
14 MARÇO 2025
Subscreva a newsletter diária
Top
Mais recentes
Mais Lidas
Taxistas iniciaram hoje greve de três dias
África tem mais 6 bilionários do que em 2020, mas fosso da desigualdade agravou em 5 anos
Redistribuição da riqueza em África é muito difícil de fazer nas condições actuais
Custos com pessoal na Sonangol baixam para 662 milhões USD em 2024
Ex-trabalhadores acusam Azule Energy de incumprimento de decisão judicial
"Não temos data para mudar as operações para o novo aeroporto"
Divisas vendidas pelo Tesouro à banca caem 11% para 822,4 milhões USD
"O nosso problema é da instabilidade do kwanza, precisamos agarrar o kwanza"
Foto da Semana
@Manuel Tomás
Newsletter gratuita
Fechar
Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo