Saltar para conteúdo da página
Menu
Pesquisar
Assinar
Destaques
IX FÓRUM SEGUROS
XIV FÓRUM BANCA
Angola
Secções
EXPANSÃO - Página Inicial
Opinião
Principais Notícias
Em Destaque
CHANCELA DO CINVESTEC
TrumpEconomics
No que nos diz respeito é especialmente penalizante porque afecta os rendimentos do petróleo, a capacidade de contratar nova dívida e o aumento do seu custo, o preço das importações e a atracção de investimento: atinge-nos em todos os pontos da nossa vulnerabilidade. Nestas circunstâncias, consideramos fundamental prepararmo-nos para tempos difíceis, limitando os gastos pessoais e das empresas e revendo urgentemente o OGE25
25 ABRIL 2025
CHANCELA DO CINVESTEC
Indústria transformadora
Pensamos que o Estado deve ter uma actividade planificadora exclusivamente ao nível macro-económico, definindo a ideia para o desenvolvimento, os objectivos estratégicos e os mecanismos de incentivo aos agentes privados para a sua realização. A planificação não deve entrar em detalhes do quê, como, onde e com que características deve ser produzido. É assim que deve funcionar a planificação numa economia de mercado.
11 ABRIL 2025
CHANCELA DO CINVESTEC
O PIB de 2024 e o rendimento
A metodologia geral de cálculo consiste em deflacionar o PIB nominal do índice de inflação, ambos publicados pelo INE. Contudo, devido às características dos nossos mercados interno e externo e da taxa de câmbio, o VAB(2) das "exportações"(3) foi deflacionado da inflação mundial, muito menor do que a inflação interna.
28 MARÇO 2025
CHANCELA DO CINVESTEC
A proibição das importações de partes de frango
A nossa estrutura de consumo apenas viabiliza um mercado mínimo para o produto prime e, consequentemente, impossibilita, automaticamente, a disponibilidade de coxas e asas a preços populares em quantidades suficientes, base da alimentação, HOJE, de quase TODAS as classes sociais! A não ser que se vendam as coxas a preço de picanha, o que só pioraria a situação!
28 FEVEREIRO 2025
CHANCELA DO CINVESTEC
O PIB no 3.º Trimestre de 2024 e a sua trajectória de crescimento
A linha de tendência é descendente, mas mostrando uma boa tendência para a estabilidade no final da série. Pensamos que é esta trajectória de crescimento do produto que devemos ter em conta para percebermos a variação dos nossos rendimentos.
05 FEVEREIRO 2025
CHANCELA DO CINVESTEC
Concorrência e ensino e o seu impacto no ambiente de negócios
O objectivo final deve ser o de criar um ambiente que facilite o cumprimento das obrigações empresariais adequado ao nível de conhecimento e organização das empresas angolanas.
23 NOVEMBRO 2024
CHANCELA DO CINVESTEC
PIB no 1.º Trimestre de 2024
A nossa população cresce muito e, portanto, o mesmo produto divido por mais pessoas diminui o que cabe a cada um. Por isso é, talvez, mais importante conhecer a variação do produto, não em valor total, mas em valor por cada residente, em valor per capita.
16 AGOSTO 2024
CHANCELA DO CINVESTEC
Inflação, compensações felizes e absolutamente inexplicáveis
Sabemos que a inflação é sentida de forma diferente por cada pessoa e que variações de 1% ou 2% não são percebidas de forma homogénea. Porém, quando estamos perante variações da ordem dos 20% ou superiores e na generalidade das transacções torna-se impossível não aceitar a evidência! O mesmo acontece quando estamos perante qualquer outra variação qualitativa de preços.
25 JUNHO 2024
CHANCELA DO CINVESTEC
Relatório económico do 3.º trimestre de 2023 do CINVESTEC
De forma resumida, apresentamos os efeitos da política monetária nas variáveis macroeconómicas durante o terceiro trimestre de 2023.
24 MAIO 2024
Subscreva a newsletter diária
Top
Mais recentes
Mais Lidas
Produção de petróleo cai 7% e está abaixo do OGE deste ano
Dívida com o petróleo como colateral foi proposta de Angola
Governo prepara 392,9 mil milhões Kz em títulos para pagar dívidas atrasadas
FMI revê crescimento da África Subsariana em baixa para 3,8%
Dívida com o petróleo como colateral foi proposta de Angola
Governo prevê arrecadar apenas 2,1 biliões Kz com novo imposto em 2026
Ter confiança
Falta de poder de compra dos particulares e escassez de crédito barato arrefece mercado
Foto da Semana
@DR
Newsletter gratuita
Fechar
Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo