Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

Uólof Griot "parabeniza" Luanda com "Rainha Njinga"

ARTES PLÁSTICAS

As Obras reflectem em torno da identidade do ser angolano, actualmente. Exposição fica patente no Palácio de Ferro até 28 de Fevereiro de 2023.

A exposição individual do artista Uólof Griot intitulada "Rainha Njinga" será inaugurada no dia 25 de Janeiro, no Palácio de Ferro, a partir das 18h00, no âmbito do 447º aniversário da cidade de Luanda com entrada. As obras ficam expostas até 28 de Fevereiro.

O artista considera que esta exposição surge como forma de reflexão sobre a identidade do "angolano" hoje em dia. Por isso, destaca o questionamento as figuras lúcidas e translúcidas, imagens sequenciadas e em movimento para remeter à fluidez da identidade angolana, que permanece nas incertezas e que não se vê reflectida no quotidiano.

"Foi uma inquietação pessoal que motivou-me aceitar desenvolver este projecto, assim como a forma de trabalhar. Pinto a Rainha Njinga Mbandi em vários contextos e como forma/suposição de questionamento no que concerne a identidade e as noções de memória colectiva dos angolanos, pois a maioria são ou parecem ser meras especulações", considerou.

Simão Sebastião de nome artístico Uólof Griot é natural de Luanda, é Grande Prémio Ensa Arte 2022, na categoria de Pintura com a obra "Perdidos". O artista estudou na Faculdade de Artes - Universidade de Luanda. É membro da União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP). Define-se como um artista contador de histórias.