Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

China mais cautelosa nos financiamentos só cede um quinto do valor pretendido

Viagem presidencial a Pequim

João Lourenço regressa da China com apenas 17% dos 11,7 mil milhões de financiamento pretendidos para investir em projectos e infra-estruturas. A China está hoje mais exigente no que toca a financiamentos a Angola e só quer apoiar projectos com sustentabilidade económica.

A linha de crédito de 2 mil milhões USD obtida pela equipa de João Lourenço na visita à China ficou aquém das expectativas do Governo, que há cerca de um mês estava a negociar uma linha de crédito de 11,7 mil milhões USD, negociações entretanto suspensas porque a China pretendia mais informações sobre os projectos a financiar.

Segundo fontes diplomáticas ouvidas pelo Expansão, este desfecho era já previsível, uma vez que o gigante asiático já tinha avisado sobre a sua postura mais rigorosa na abordagem aos projectos a financiar em Angola. Até porque, foi reconhecido por ambas as partes, que, no passado, os fundos postos à disposição da cooperação bilateral poderiam ter sido melhor utilizados.

"A relação do volume de fundos postos à nossa disposição, traduzidos hoje na dívida que temos para com a China, implicaria, em situação normal, resultados mais visíveis", disse o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, citado pelo Jornal de Angola.

No acto de abertura das conversações oficiais, João Lourenço ainda tentou persuadir o seu homólogo Xi Jinping, pedindo- -lhe "um voto de confiança", mas o Governo chinês não foi além dos 2 mil milhões USD, cerca de 17% do valor pretendido por Angola. A título de exemplo estes 2 mil milhões foi quanto custou o projecto de modernização do Caminho-de-Ferro de Benguela, implantado quando o gigante asiático abria os cordões à bolsa de forma mais expressiva. (...)

(Leia o artigo integral na edição 494 do Expansão, de sexta-feira 12 de Outubro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo